Idalino Leao
Fotografia: Direitos Reservados

Idalino Leão foi eleito presidente do Conselho de Administração da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) para o mandato 2022/2025. Ao IMEDIATO, o pacense referiu que os seus objetivos são “valorizar o mundo rural, o sector agrícola e as suas fileiras agroalimentares como um todo”, assim como elevar a profissão de agricultor.

“É um misto de orgulho e enorme responsabilidade, pois estamos a falar da maior organização agrícola do país, com quase 500 balcões de apoio aos associados espalhados por todo território nacional, que tem como objetivo a valorização dos interesses dos agricultores e do mundo rural”, reagiu, em declarações ao IMEDIATO.

O pacense assume a liderança da confederação num momento de “grandes desafios” para o setor. Idalino Leão considera que o aumento “brutal” de todos os custos de produção associados à prática agrícola é  maior obstáculo a superar, uma vez que “não está a ser possível de repercutir no preço final dos produtos agrícolas”.

“Mas este é um paradigma que tem que mudar, os agricultores produzem alimentos e hoje o país deve planear o aumento da sua produção. Devia ser um desígnio nacional aumentar a produção, é a nosso soberania alimentar que esta em causa”, argumenta.

A lista que Idalino Leão liderou foi proposta, nos termos estatutários, pela administração cessante e com representantes de todas as federações membro da CONFAGRI. O também presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC) é acompanhado pelos vice-presidentes Jorge Volante da Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (FENACAM) e Jorge Basto Gonçalves da Federação Nacional das Adegas Cooperativas (FENADEGAS).

A CONFAGRI identifica-se como “a representante socioeconómica da agricultura portuguesa junto das instâncias nacionais e internacionais nomeadamente da União Europeia”, sendo, em Portugal, membro do Conselho Económico e Social e da Confederação Portuguesa de Economia Social.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.