Quase 6% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) encaminhados para a Via Verde do AVC em todo o país foram para o Hospital Padre Américo, em Penafiel. A unidade está entre os cinco hospitais para onde mais casos foram encaminhados.

Segundo dados publicados pelo INEM esta quinta-feira, em que se assinala o Dia Mundial do AVC, foram identificados e encaminhados para unidades hospitalares, através da Via Verde do AVC, 3.982 casos entre 1 de janeiro a 28 de outubro. Contas feitas, são cerca de 13 por dia.

Do total, 300 foram encaminhados para o Hospital de Braga, 275 para o Hospital de São João, 274 para o Hospital de Santa Maria, 245 para o Hospital de São José – e 229 para o Hospital Padre Américo.

AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal

O AVC é “um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro” – e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal – sendo também a primeira causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos.

Assim, o instituto de emergência médica apelou à atenção da população para os sintomas – falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar são os principais sinais – e para contactar imediatamente o 112 caso se reconheçam os sintomas.

“As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos”, explicou.

Assim, mesmo em tempos de pandemia, o INEM apelou para que os cidadãos “continuarem a ligar 112 sempre que se verifique uma situação de doença súbita ou acidente”, ato “fundamental” para o despiste de situações de emergência médica.

Para prevenir a doença, devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar-se o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Tagged: