João Taipa
Fotografia: IMEDIATO / Ricardo Rodrigues

Foi inaugurada, na manhã de terça-feira, uma intervenção artística em homenagem a João Taipa, antigo futebolista ainda hoje aclamado pelo fair-play demonstrado durante a sua carreira desportiva, na rotunda junto ao atual estádio do Sport Clube de Freamunde.

A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Freamunde, pretende reconhecer “o ser humano e o futebolista que foi João Taipa na principal entrada para a cidade”, indicou José Luís Monteiro, naquele que foi o seu último ato oficial à frente da freguesia.

No seu discurso, Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, afirmou que a “homenagem é justa”, sustentando que João Taipa merece reconhecimento porque “durante toda uma vida era um homem ímpar” na forma como respeitava adversários, árbitros, adeptos e de como vivia.

“João Taipa não é um homem só ligado ao futebol e a Freamunde, é uma figura emblemática do nosso país pela postura ética e de cumprimento das regras que sempre teve. Para além do execelente jogador que era, com a forma magistral com que jogava futebol, era um homem muito respeitador dos outros”, considerou.

Além de uma estrututa metálica que circunda a rotunda e ilustra os feitos do atleta, foi também inaugurada uma estátua de Augusto Ramos, artista freamundense. A obra inclui um retrato de João Taipa, be como a ilustração de três distinções à sua postura dentro das quatro linhas: a Medalha de Ouro «Exemplar Comportamento» e Medalha de Ouro por «Mérito Desportivo», atribuídas pela Associação de Futebol do Porto, e a Medalha de Ouro «Ao Mérito» da Federação Portuguesa de Futebol.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.