Handball cup

A cidade de Paredes vai voltar a receber mais uma edição do “Paredes Handball Cup 23”, aquele que é considerado o maior evento de andebol de Portugal, e que junta 3500 atletas e 260 equipas de países como a Alemanha, Áustria, Espanha, Eslovénia, França, Japão e Portugal.

Entre os dias 12 e 16 julho, vai-se praticar andebol indoor e de praia, com equipas federadas, escolas e seleções, masculinas e femininas, e atletas que vão desde os mais pequenos até aos seniores.

A organização da 4.ª edição divide-se entre a Câmara Municipal de Paredes, juntamente com a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol do Porto, a Altis Clube de Paredes, o Clube Andebol Baltar, a Casa do Povo da Sobreira, a Promov Rebordosa Andebol e o Sport Clube Nun’ Álvares.

Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, afirmou que a cidade “tornou-se de facto a capital do andebol, em poucos anos, o concelho viu crescer a modalidade com mais atletas praticantes, nomeadamente no escalão feminino.

O torneio internacional Paredes Handball Cup, organizado e promovido pelo Município de Paredes, com o envolvimento dos clubes locais, sem dúvida, vai contribuir para dar vida à cidade e ao concelho.

A festa do andebol coincide com as Festas da Cidade e do Concelho em Honra do Divino Salvador o que vai trazer milhares de pessoas a Paredes e, assim sendo, a economia local fica também a ganhar com esta dinâmica. Os hotéis, a restauração, os cafés e o comércio local terão certamente um significativo retorno económico com a presença de milhares de atletas, centenas de técnicos e familiares a instalarem-se em Paredes, praticamente durante uma semana.

Nesta edição do Paredes Handball Cup preparamos, além da competição e da animação, um conjunto de melhorias na logística, na segurança, na alimentação e transportes e no acolhimento aos nossos voluntários.

Introduzimos também o tema da sustentabilidade e as preocupações ambientais. Prevemos usar menos 30 mil garrafas de água do que no torneio do ano passado. Vamos oferecer uma garrafa de água a cada atleta que terá pontos de abastecimento de água nos locais da competição e nos alojamentos. Iremos ainda reduzir o número de deslocações entre pavilhões, zonas de convívio e o espaço de alojamento dos atletas, incentivando as deslocações pedonais. Com esta medida estamos a contribuir para a redução de emissões de carbono.

O sucesso do evento depende da união e coordenação dos vários parceiros envolvidos, assim sendo, gostaria de agradecer o empenho e colaboração, desde o núcleo organizador, à Federação de Andebol de Portugal, Associação Andebol do Porto, Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ e dos clubes e das associações locais como o Altis Clube de Paredes, o Clube Andebol Baltar, a Casa do Povo da Sobreira, a Promov Rebordosa Andebol, Clube Andebol de Gandra e o Sport Clube Nun`Álvares e aos voluntários”.

No âmbito da formação realiza-se, de 7 a 11 de julho, o Campus Paredes Handball Cup, um campo de treino que tem como objetivo proporcionar dias de aprendizagem e diversão a todos os jovens praticantes da modalidade, com a presença de vários atletas e treinadores profissionais.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *