A atleta penafidelense Fernanda Ribeiro, é a madrinha da EDP Maratona do Porto, uma iniciativa que acontece este domingo, dia 3 de novembro, entre o Sealife e o Queimódromo, no Parque da Cidade do Porto.

Na sua 16.ª edição a prova vai contar com mais de 6.000 atletas de 75 países, que participam nesta clássica corrida de 42 km, tornando-a a maior maratona de Portugal.

Fernanda Ribeiro, atleta nascida em Novelas, Penafiel, a 23 de junho de 1969, é a madrinha do evento. Aquela que é considerada por muitos a melhor atleta portuguesa de sempre, foi campeã olímpica, europeia e mundial, e também recordista do mundo, dará o tiro de partida na prova de 42 quilómetros.

A internacionalização da EDP Maratona do Porto tem sido um dos objetivos da organização e o crescimento de corredores estrangeiros a apostar na prova é exponencial. Nesta edição, mais de 6.000 atletas de 75 países participam nesta clássica corrida de 42 km, tornando-a a maior maratona de Portugal.

Para além do recorde de finishers, a EDP Maratona do Porto bateu o recorde de estrangeiros inscritos no evento. Na prova rainha do atletismo, 44% dos participantes são estrangeiros e estão inscritos atletas de 75 nacionalidades.

Os mais representados são os franceses (783), seguidos espanhóis (589), dos brasileiros (324) e dos italianos (245).

A 16ª edição da EDP Maratona do Porto realiza-se a 3 de novembro de 2019 e tem partida marcada para as 9h00 junto ao Sealife Porto e chegada no Queimódromo (Parque da Cidade do Porto).