Marketing
Fotografia: Direitos Reservados

Mais do que nunca, é essencial que as empresas apostem em estratégias de marketing digital para que possam crescer no universo online. Não basta criar uma conta em duas ou três redes sociais e fazer uma publicação por semana.

Hoje, a internet está repleta de novas empresas. E se é verdade que os consumidores optam cada vez por comprar produtos ou contratar serviços através da Internet, também é inegável que é cada vez mais difícil para uma nova empresa se conseguir impor, entre tanta concorrência.

Nesse sentido, é imprescindível que os novos projetos, startups ou empresas, tenham uma boa noção de quais são as principais tendências e novidades no que diz respeito ao marketing digital. Neste artigo reunimos e apresentamos um conjunto de tendências que podem contribuir para um maior sucesso online em 2022.

Storydoing: Empresas que nascem de histórias

O storytelling é um conceito já conhecido no contexto do marketing digital. O storytelling consiste basicamente em contar uma história com o objetivo de promover uma determinada marca ou serviço. Cria-se uma narrativa durante a campanha de lançamento de um determinado produto, com a intenção de envolver o público-alvo.

O storydoing é um conceito partido. Mas a diferença é que a narrativa não envolve apenas um determinado produto, mas sim a própria empresa. O grande objetivo é envolver e cativar o público-alvo, desde logo a partir da história que envolve a criação da empresa.

Assim sendo, é claro que este conceito é orientado sobretudo para novas empresas. A grande vantagem de criar desde logo uma narrativa associada a uma marca, é que assim está-se a aumentar as hipóteses de se criar uma relação duradoura com o cliente.

Não se trata apenas de convencer os consumidores a adquirir um determinado produto ou serviço. Mas sim, de fazer passar uma determinada mensagem, possibilitando que haja um maior nível de envolvência entre o público e a marca.

Estratégia de SEO

Apesar de ser uma estratégia ainda desconhecida por muitas empresas portuguesas, o SEO (Search Engine Optimization) é um dos principais componentes de uma estratégia de marketing digital de sucesso.

Os motores de busca (como o Google), ordenam os resultados das pesquisas que os utilizadores realizam mediante determinado critério. A lista de parâmetros considerados é na realidade muito extensa – são mais de 200!

Por isso, para que possa realizar uma otimização bem-sucedida é recomendável obter uma ajuda profissional. Felizmente, já pode contratar uma Agência de SEO em Portugal com qualidade e experiência, por forma a garantir que a sua empresa vai alcançar os resultados que ambiciona.

Pesquisa de voz

Quem ainda não experimentou os comandos “Ok Google” ou “Hey Siri”? Os comandos por voz estão a mudar vários dos nossos hábitos e ainda que esta seja uma ferramenta relativamente recente já é merecedora da atenção de quem procura uma maior visibilidade online.

Basta ter um smarpthone ou um dispositivo inteligente em casa para se poder interagir com a Internet através da voz. É fascinante saber que dispositivos acessíveis em termos de preço, como o Amazon Echo, já apresentam mais de 12 mil funcionalidades e que a Alexa (Amazon) já é compatível com mais de 60 mil dispositivos.

As análises realizadas indicam que as palavras-chave que apresentam um tom conversacional resultam melhor em termos de pesquisa por voz, pelo que essa é uma tendência que pode ser considerada para quem pretende jogar na antecipação e começar desde já a crescer também no que diz respeito a esta forma de utilizar a Internet.

Contudo, também é importante notar que cerca de 99% dos resultados das pesquisas de voz são oriundos do top 10 de resultados para a pesquisa tradicional. Isto significa que obter um bom posicionamento SEO continua a ser a chave.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.