A Feira de São Martinho – uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto – começa já este sábado, dia 9 de novembro e prolonga-se até dia 20 do mesmo mês. Ao longo de uma semana e meia, Penafiel mantém a tradição através da exposição de vários produtos, gastronomia da região, provas de vinho novo, mostras de gado e artesanato, magustos e animação musical.

Milhares de pessoas são esperadas em Penafiel, durante os doze dias em que decorre a Feira de São Martinho. Os forasteiros são convidados a provar o vinho novo, produzidos pelas adegas cooperativas da região, acompanhado das castanhas assadas e de várias outras iguarias da região que são servidas na tenda gigante, que será instalada hoje, dia 8, na Quinta de Puços (junto ao Largo da Ajuda). Neste espaço, nos dias 11 e 17, pelas 17 horas, vão realizar-se os tradicionais magustos de São Martinho, onde a castanha é a rainha.

O programa é vasto e, além da gastronomia e do vinho, tem também música, tradições, cultura e artesanato. A partir de amanhã, dia 9, decorre no Largo da Igreja da Misericórdia a mostra e venda de artesanato.

Domingo, dia 10 de novembro, o ponto alto será o desfile etnográfico dos Ranchos Folclóricos do concelho, às 14h30, desde a Praça da Escritaria até ao Largo da Ajuda. Já no dia 11 (feriado municipal), vai decorrer, na Igreja Matriz, às 10 horas, a Eucaristia Solene em honra de S. Martinho, seguida da Procissão com andor do Santo Padroeiro, que se inicia às 11 horas. Nesse mesmo dia, o programa estende-se ainda à concentração de concertinas, que começa às 14 horas.

Ainda no dia 10, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai acolher amostra e venda de gado bovino e no dia 11, a mostra e venda de gado cavalar

Nos dias 15, 16 e 17, o Pavilhão de Feiras e Exposições será palco da habitual XXII Concentração Motard, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Este ano, a programação inclui também a “Color Run pela Diabetes” de seis quilómetros, que se vai realizar no dia 17, às 10 horas, com partida no Parque da Cidade de Penafiel. O valor de inscrição é de 5 euros, com oferta de t-shirt e lanche. Os interessados devem inscrever-se através do site www.portimer.pt. Esta é uma iniciativa do Núcleo da Diabetes do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e tem o apoio do Município de Penafiel.