Dia da Proteção Civil - Frazão
Fotografia: Município de Paços de Ferreira

Militares da GNR, bombeiros, voluntários da Cruz Vermelha e agentes da Polícia Municipal estiveram, esta quarta-feira, na EB 2,3 de Frazão, em Paços de Ferreira, para assinalar o Dia da Proteção Civil e demonstrar aos jovens alunos o papel que desempenham diariamente.

Esta ação foi dinamizada através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Proteção de Florestas  da Câmara Municipal de Paços de Ferreira com o objetivo de “sensibilizar a comunidade escolar, em especial para as muitas valências que um sistema de proteção civil tem face a eventualidade de acidentes graves ou catástrofes”.

Em vários pontos da escola sede do Agrupamento de Escolas de Frazão estiveram agentes dos diversos serviços com presença no concelho, que demonstraram as suas capacidades, equipamentos e falaram aos mais jovens missão que desempenham todos os dias.

Contactaram com a comunidade escolar os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, diversas equipas da GNR, a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Frazão, assim como a Polícia Municipal e Serviço Municipal de Proteção Civil.

“Aos longos dos próximos dias estas atividades prosseguirão em mais escolas do nosso concelho, envolvendo toda a comunidade”, garantiu a autaquia.

O Dia Mundial da Proteção Civil

Comemora-se a 1 de março o Dia da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela OIPC e a nível nacional por Despacho do Ministro da Administração Interna.

“Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da desta área, prestar tributo a todos os agentes e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes”, indica a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em comunicado.

De norte a sul do país, durante todo o mês de março, os Distritais de Operações de Socorro irão assinalar a data, dinamizando, em parceria com as Associações Humanitárias de Bombeiros, Serviços Municipais de  e demais agentes, atividades para públicos diversos, tais como simulacros, exposições e/ou jornadas de reflexão alusivas ao dia.

De acordo com a OIPC, este ano a comemoração “destaca o papel do voluntariado nas ações de proteção civil, sublinhando que todos os cidadãos são verdadeiros agentes de proteção civil junto das suas comunidades”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.