GNR Porto Fiscalizacao2
Fotografia: GNR

A GNR desenvolveu, no domingo, diversas ações de fiscalização a embarcações de recreio no rio Tâmega, concelho de Penafiel. Os militares dos postos de Penafiel e Termas de S. Vicente apreenderam um barco, identificaram cinco indivíduos e detiveram um homem durante a operação.

“Na sequência da ocorrência de diversos acidentes, envolvendo embarcações de recreio e manobras perigosas no rio Tâmega, os militares da Guarda realizaram uma ação de fiscalização, com o objetivo de verificar os condicionalismos legais necessários à navegação de embarcações de recreio entre a barragem do Torrão e a ponte do canal na localidade de Abragão, no concelho de Penafiel”, explicou a GNR, em comunicado de imprensa.

A partir da ação, apoiada pelo Destacamento Territorial de Amarante e do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, foram detetadas várias infrações em motos de água e embarcações semirrígidas, como a falta de habilitação para conduzir, falta de documentação obrigatória, falta de coletes de segurança e caixas de primeiros socorros, falta de seguro, de vistoria, de farolagem e ainda ausência de buzina, bússola e extintores.

Os militares da GNR apreenderam um dos barcos, identificaram cinco proprietários de embarcações, com idades entre os 33 e os 59 anos, tendo ainda sido elaborados 15 autos de contraordenação no âmbito do Regulamento da Náutica de Recreio.

Foi também detido um homem de 55 anos que estava no acesso às margens do rio Tâmega com uma taxa de álcool superior ao permitido por lei, tendo sido constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Penafiel.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *