A Lavoura Eurodeputada PCP 1

A Cooperativa Agrícola A Lavoura de Paços de Ferreira recebeu, na sexta-feira, a deputada do PCP no Parlamento Europeu Sandra Pereira, que quis conhecer “de perto” as preocupações e as propostas do setor agrícola pacense.

Ao IMEDIATO, o presidente da direção da cooperativa, Idalino Leão, afirmou que a pandemia veio “mudar a normalidade” e que até a agricultura deu uma volta de 180º.

“Com o confinamento, acho que o grosso dos consumidores percebeu a importância do setor agrícola, porque os alimentos continuaram a chegar a casa. O papel do agricultor saiu reforçado e acredito que os mercados de proximidade têm cada vez mais importância”, disse o representante.

Contudo, na fase inicial da pandemia foram sentidos alguns constrangimentos, entre os quais o escoamento de produtos agrícolas para o canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés), devido ao seu encerramento.

De acordo com o representante dos agricultores pacenses, “são necessárias medidas por parte do Governo para mitigar o esforço dos agricultores”, entre as quais a redução dos custos fixos para o setor na energia e no gasóleo.

Outra sugestão apontada por Idalino Leão é a necessidade de cantinas públicas, de escolas e hospitais, por exemplo, introduzirem critérios de escolha baseados na distância onde são produzidos, para favorecer os produtores locais.

Segundo o presidente da cooperativa pacense, tanto as preocupações como as propostas apresentadas à eurodeputada comunista foram “bem recebidas”, sendo que esta também apelou aos consumidores que alterem os seus padrões de consumo e que privilegiem produtos agrícolas nacionais.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.