Sebastianas
Fotografia: Frame In Blending

A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós vai organizar, em colaboração com a Comissão das Sebastianas 20+2, o XVIII Concurso de Quadras Populares. Procuram-se quadras inéditas relativas à cidade de Freamunde, com primazia para os diferentes aspetos das famosas festividades, que este ano vão acontecer de 7 a 12 de julho.

Segundo a organização, a competição está aberta a todos os que submetam quadras “inéditas” em redondilha maior (sete sílabas) e com rima cruzada (1/3 – 2/4) escritas à máquina ou a computador e devidamente assinadas com um pseudónimo.

“Os concertos das bandas de música, a iluminação que é de grande valor decorativo, a majestosa procissão, o cortejo alegórico com inúmeros carros de índole artística, as exposições culturais, as vacas de fogo, e o “mel” (brincadeira com água que os folgazões utilizam para se molharem mutuamente, quando já começa a despontar um novo dia), a noite de bombos, as ‘Culturas do Mundo’ (tema das Sebastianas 2022), são motivos que podem ser abordados pelos concorrentes”, sugere a associação Pedaços de Nós, em comunicado enviado ao IMEDIATO.

Cada concorrente deverá apresentar as quadras que entender nuama folha A4, em quadruplicado. As quadras devem ser enviadas para a Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós, na Rua do Comércio, 105, 4590-344 Freamunde, num sobrescrito sem remetente, o qual deve conter um envelope fechado com o pseudónimo no rosto e no interior deverá constar a identificação, morada e telefone ou outro contacto.

Só serão admitidas a concurso as quadras rececionadas até ao dia 09 de junho ou com o carimbo dos CTT desta data.

Posteriormente, as candidaturas vão ser analisadas por um júri “constituído por três elementos de reconhecido mérito e competência”, sendo que estão previstos prémios para as três melhores quadras apresentadas a concurso.

O primeiro prémio é de 250 euros em numerário, o segundo um mini forno Johnson X 35 e o terceiro uma escova de engomar a vapor Rowenta DR8150D1. Os três primeiros lugares, assim como as menções de honra, rendem ainda uma peça em vidro e um diploma com a respetiva quadra gravada.

A cerimónia de entrega dos prémios vai acontecer a 2 de julho, em local e hora a designar pela organização.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.