Férias / Exames / reconhecimento / Beijo / Estudante / Ser / Relação / Mudança / Vida /Ano Novo / Tempo / Coaching / Preguiça / Coaching…para quê? - Poupa / Saber Viver

A “Liberdade” tão recentemente comemorada, tem de se estender a todas as práticas humanas. Mas esta palavra tomada isoladamente, como infelizmente ocorre hoje em dia, leva a comportamentos que impedem que os outros possam igualmente exercer a sua liberdade. Esta situação, tanto se pode aplicar ao “ambiente” vivido entre um casal, ao mundo laboral, ou entre dois países, etc. Mas como se pode chamar liberdade quando exercemos violência doméstica? Ou ao remunerar de forma inferior as mulheres trabalhadoras? Ou ainda invadindo um país por outro?

Liberdade jamais significa fazer o que apetece, pois muitos desses comportamentos podem chocar com o código penal ou direito internacional! Liberdade para ser Livre, implica que os nossos atos têm como pano de fundo uma contribuição positiva nos outros e na sociedade em geral.

A questão da verdadeira liberdade esbarra sempre em duas palavras que a deviam sempre acompanhar: responsabilidade e ética. A primeira significa que se assumem as consequências danosas dos nossos atos e a segunda, que a nossa ação respeita os valores e contribui para o bem-estar do outro. Será que é isso que ocorre? Infelizmente não.

E o que é que a liberdade tem a ver com Coaching? O Coaching como ferramenta de desenvolvimento pessoal, indutora do autoconhecimento e da consciencialização dos efeitos dos nossos atos, permite que identifiquemos em nós tendências (por vezes inconscientes) de autoritarismo, discriminação, dominação e submissão para com o outro tendo em conta os desejos, as crenças e os pensamentos limitantes!

Através da Prática do Coaching poderá trabalhar os valores por trás das suas atitudes/comportamentos. Quanto mais éticas se tornarem suas ações, mais Livre e mais feliz se vai sentir.

Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”. Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.