Alunos do secundário regressam

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira anunciou, esta quarta-feira à noite, que mantém a decisão que tomou de encerrar as escolas públicas do concelho. Medida envolve 19 estabelecimentos de ensino e cerca de 9000 alunos.

Através de um comunicado, a autarquia pacense adiantou que, como “nenhuma entidade nacional tomou uma decisão definitiva” sobre o encerramento das escolas públicas do país, “o Município (…) manterá a sua decisão de determinar o encerramento dos estabelecimentos escolares na próxima segunda-feira”.

Contudo, a Câmara Municipal afirmou que, esta quinta-feira, se vai reunir com o delegado de saúde púlica local, o ” responsável máximo pela decisão nesta matéria”, esperando um parecer favorável que valide a sua decisão.

Na base desta medida está o facto “de existirem dezenas de alunos, professores e colaboradores provenientes dos concelhos de Lousada e Felgueiras, a que acresce uma enorme preocupação por parte dos pais e de toda a comunidade”.

Os quatro agrupamentos de escolas públicas do concelho englobam 19 escolas, 14 delas do primeiro ciclo e pré-escolar, quatro EB-2,3 e a Escola Secundária de Paços de Ferreira.

No total, são cerca de 9000 alunos que podem ficar sem aulas até ao final de março para impedir a chegada do novo coronavírus ao concelho pacense.

Governo adiou decisão sobre encerramento de escolas para esta quinta-feira

Esta quarta-feira, o Conselho Superior de Saúde Pública esteve reunido a discutir a pandemia em Portugal, chegando à conclusão de que a decisão compete às autoridades de saúde locais, que se devem pronunciar caso a caso.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, adiou a tomada de posição sobre o encerramento dos estabelecimentos de ensino, de forma a travar o avanço do novo coronavírus, para o Conselho de Ministros que vai acontecer esta quinta-feira.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.