Freamunde
Cidade de Freamunde celebra 21 anos e presta homenagem aos 'timoneiros' da elevação

Freamunde assinalou, na manhã desta terça-feira, o 21º aniversário da sua elevação ao estatuto de cidade. O dia de festa ficou marcado pela homenagem aos ‘timoneiros’ da ascenção, que aconteceu a 19 de abril de 2001: António Correia e Firmino Meireles.

Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, manifestou “muito orgulho” com mais um aniversário da cidade, assim como pelo facto das celebrações voltarem a estar abertas à população.

Momentos antes de inaugurar as obras de requalificação do centro urbano da cidade, o presidente da Junta de Freguesia afirmou que o caminho para os próximos anos é de “mudança”, sublinhando a “urgência” de certas infraestruturas em Freamunde, nomeadamente uma Casa das Artes para a dinamização da cultura, uma sede própria para a Junta de Freguesia e um posto para GNR. Paralelamente, Arménio Ribeiro sustentou que urge melhorar as condições de mobilidade e a segurança rodoviária na cidade.

Ao seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, defendeu que a aposta na urbanização que tem vindo a ser feita ao longo dos últimos anos na cidade de Freamunde e no concelho “é o caminho” e que deve continuar no futuro.

O autarca defende que não se pode esquecer o passado rural do concelho, mas que “o caminho se faz para a frente”, nomeadamente com investimentos na modernização e na urbanização.

Frente a dezenas de individualidades da freguesia, foram ainda distinguidas duas figuras que lideraram o processo de elevação de Freamunde ao estatuto de cidade – António Correia e Firmino Meireles – que receberam uma medalha por parte da Junta de Freguesia.

O programa de comemoração do 21º aniversário da cidade de Freamunde continua às 21:30, com uma «Homenagem às Gentes de Freamunde» no centro urbano da cidade.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.