A Associação para o Desenvolvimento da Portela, no concelho de Penafiel, lançou uma campanha solidária para angariação de fundos para criar mais e melhores condições para os 24 idosos de frequentam a instituição e desafiou cada habitante da região do Tâmega e Sousa a doar um euro. O objetivo é angariar fundos para obras de ampliação e adaptação do atual edifício do Centro Sénior da Portela, para que se possa transformar num Centro de Dia e num CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão.
Criada em 2008, a Associação para o Desenvolvimento da Portela alcançou o estatuto de IPSS em 2011 e dois anos mais tarde arrancou com o Centro de Convívio, em resposta às necessidades da comunidade sénior, nas instalações da antiga Escola de Jugueiros, edifício pela Câmara Municipal de Penafiel.
A completar 10 anos, o Centro de Convívio conta com 24 idosos, mas “até ao momento, mesmo depois de diversas abordagens, não conseguiu o acordo de cooperação com a Segurança Social”, explica fonte da Associação, acrescentando que “a esperança foi sendo alimentada pelas ilusões de oportunidades de financiamento que foram surgindo: o Procoop, o PARES e o PRR, expectativas todas elas furadas, ora porque mudavam as regras, ora porque não há verbas”.
Sem este apoio institucional e com o edifício onde funciona o centro sénior necessita urgentemente de obras, para que seja possível continuar a prestar apoio aos mais idosos, a Associação da Portela lança agora uma campanha de solidariedade intitulada, “Construir um Sonho”, que pretende angariar 1 euro por cada habitante da região do Tâmega e Sousa.
“O objetivo é angariar fundos para obras de ampliação e adaptação do atual edifício do Centro Sénior da Portela, para que se possa transformar num Centro de Dia e num CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão”, referiu fonte da Associação.
A campanha foi lançada no dia de Natal e o objetivo é chamar a atenção de todos para esta necessidade e para as empresas que, em fim de ano, poderão optar por fazer donativos, majorados em 140% em sede de IRC, ao invés de entregar tantos impostos ao Estado.
Para a sócia nº 001, fundadora e mentora desta campanha, Susana Oliveira, “temos de acreditar que, de facto, como dizia o poeta, o sonho comanda a vida. E eu acredito que, se todos estivermos unidos e formos solidários, com apenas 1€ por cada habitante da região do Tâmega e Sousa este sonho passará a ser uma realidade”.
Veja o vídeo da campanha aqui