O Centro de Convívio de Eiriz, da Associação Paços 2000, celebrou 25 anos de atividade ao serviço da população desta freguesia. A festa começou com a atuação do Orfeão de Eiriz e com uma atuação dos idosos do centro e seguiu com as intervenções das entidades presentes.
Alexandre Costa, presidente da Associação Paços 2000, falou de um “dia de festa”, um “momento de alegria, de partilha e de gratidão”, para com aqueles que, há 25 anos, tiveram “a visão e a coragem” de criar esta resposta social para os idosos da freguesia, nomeadamente José Meireles, à data presidente da Junta de Freguesia e José Bastos, fundador e ex-presidente da Associação Paços 2000.
De dia de festa falou também Ernesto Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Eiriz, destacando o apoio que a junta sempre prestou à instituição na concretização e desenvolvimento deste projeto e pediu que se concretize o projeto do Centro de Dia, “uma necessidade muito grande”.
Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal, destacou o trabalho realizado pela Paços 2000 junto da comunidade e deixou a garantia de que este trabalho continuará a ser feito, “com mais valências e mais capacidades para receber os nossos seniores”.
“Os nossos seniores precisam destes espaços, destes momentos que são absolutamente fundamentais, que se devem a uma equipa fantástica de profissionais a quem eu tiro o meu chapéu”, concluiu.
Clara Marques Mendes, a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, também marcou presença na cerimónia e parabenizou a instituição e todos aqueles que contribuem para o projeto. “Nem sempre há as respostas para as pessoas viverem com esta felicidade, com este dinamismo, com esta alegria e vontade de viver”, referiu, deixando o compromisso de que o Governo estará ao lado das instituições “para que possamos ter mais e melhores respostas”. “Não venho cá prometer nada, venho cá dizer que assumo este compromisso e assumo no correspondente com aquilo que já temos vindo a fazer. É continuar a fazer este caminho”, concluiu, assegurando que “a prioridade são as pessoas”.


