Câmara de Paços de Ferreira vai instalar desfibriladores em escolas e espaços desportivos
Fotografia: IMEDIATO / Ricardo Rodrigues

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira estabeleceu um protocolo com farmácias do concelho para suportar integralmente os custos de vacinação da população com idade entre 60 e 64 anos. É previsto que a medida chegue a mais de 2.000 pessoas.

“Este é mais um esforço adicional que o Município de Paços de Ferreira faz no combate aos efeitos da pandemia provocada pela Covid-19. Prevemos que, graças a estas medidas, mais de 2.000 pessoas possam este ano ser vacinadas contra a gripe, de forma gratuita, nas farmácias do concelho”, lê-se na nota de imprensa enviada pela autarquia.

Há duas formas de inscrição: diretamente numa das farmácias aderentes (Antero Chaves, Central Barros, Frazão, Freamunde, Mata Real, Meixomil, Moderna, Neves, Penamaior, Vida Mais), ou através da Linha de Solidariedade Municipal (300 400 900, 300 400 901 e 300 400 902).

Recorde-se que o Serviço Nacional de Saúde já garante a vacinação gratuita a maiores de 65 anos.

“Alertamos, no entanto, que face aos fortes constrangimentos existentes, as entregas das vacinas às farmácias de todo o país prolongar-se-ão durante as próximas semanas, não sendo ainda neste momento possível garantir qual o número total de vacinas que serão distribuídas às farmácias do nosso concelho, bem como as datas concretas. Assim, após a inscrição junto da farmácia ou através da Linha de Apoio Municipal, aconselhamos que contacte a farmácia respetiva, no sentido de agendar corretamente a sua vacinação”, aconselhou a autarquia.

Centenas de idosos vão tomar vacina da gripe nas farmácias do concelho

Através de outro protocolo celebrado, 800 idosos, com mais de 65 anos, vão ter a possibilidade de se deslocarem a farmácias do concelho para tomarem a vacina sem terem de pagar pelo serviço prestado. Os custos com a administração das vacinas nas farmácias serão suportados pela Câmara Municipal.

“Esta campanha, designada Vacinação SNS Local, resulta de programa de colaboração com o Ministério da Saúde e vai decorrer em oito farmácias do concelho, pretendendo-se, desta forma, evitar, que uma percentagem significativa dos nossos idosos tenha de se deslocar aos Centros de Saúde”, explicou a autarquia.

A parceria vai vigorar em sete farmácias (Antero Chaves, Central Barros, Frazão, Freamunde, Mata Real, Meixomil, Moderna e Penamaior).

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.