BVRebordosa Final1
Os Bombeiros Voluntários de Rebordosa estão de luto pelo trágico falecimento do bombeiro Eduardo Santos

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, em Paredes, está de portas fechadas, de luto pela morte de Eduardo Santos um bombeiro voluntário da corporação, que perdeu a vida na manhã de ontem, ao ser atropelado por um autotanque, durante uma ação de formação que decorria no quartel vizinho de Baltar.

O acidente ocorreu no início dos trabalhos da manhã. Um grupo de estagiários da corporação de Rebordosa — entre os quais se encontrava a namorada da vítima — participava desde sexta-feira num curso promovido pela Escola de Bombeiros. Eduardo Santos integrava a equipa de apoio ao treino dos jovens recrutas da casa, onde entrou ainda pequeno, como elemento da fanfarra. Atualmente, o jovem, que regressou à vida de bombeiro em agosto deste ano, depois de cerca de um ano e meio emigrado, era bombeiro de 3.ª classe e funcionário da instituição.

Segundo apurou o Jornal IMEDIATO, o jovem terá ouvido um barulho no autotanque, que o fez suspeitar de uma fuga. Sem alertar os companheiros, colocou-se debaixo da viatura, que estava imobilizada após ter feito um reabastecimento. Quando o veículo retomou a marcha, Eduardo Santos foi atingido por um dos rodados.

O jovem bombeiro entrou em paragem cardiorrespiratória e foi assistido pelos bombeiros e pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Vale do Sousa, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.

O corpo de Eduardo Santos foi levado para o Instituto de Medicina Legal do Hospital Padre Américo, em Penafiel. Ainda não é conhecido o dia e a hora do funeral do jovem bombeiro.

Para os quarteis de Baltar e de Rebordosa, foram destacadas equipas da Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), para prestar apoio psicológico aos bombeiros, assim como à namorada do jovem que se encontrava a participar da formação.

Dois dias de Luto Municipal

Após a notícia da morte de Eduardo Santos, várias corporações de bombeiros do país manifestaram o seu pesar pelo falecimento do jovem bombeiro.

A homenagem mais emotiva foi da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rebordosa que assegurou que Eduardo Santos será sempre “um dos nossos”, que partiu “enquanto cumpria uma missão de aprendizagem e preparação para melhor servir os outros”.

Manifestando “profunda tristeza e consternação” pelo sucedido, a Associação deu nota de que o acidente está em averiguação e que “por respeito à família e a todos os envolvidos, serão oportunamente divulgados mais detalhes, logo que devidamente apurados”.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, colocou a estrutura nacional à disposição das corporações envolvidas, sublinhando a urgência de se apurar as circunstâncias em que se deram o acidente. O Ministério da Administração Interna manifestou igualmente “profunda tristeza” e endereçou condolências públicas à família e à corporação.

Já a Câmara Municipal de Paredes decretou dois dias de luto municipal, com a colocação da bandeira concelhia a meia haste em todos os edifícios públicos do concelho.

Nota de Pesar do Ministério da Administração Interna

O Ministério da Administração Interna também reagiu à trágica morte do jovem bombeiro de Rebordosa, emitindo o seguinte comunicado que reproduzimos na íntegra:

“O Ministro da Administração Interna manifesta o seu profundo pesar pela morte de um bombeiro, de 25 anos, da corporação de Bombeiros Voluntários de Rebordosa, na sequência de uma ação de formação que decorria na Unidade Local de Formação, da Escola Nacional de Bombeiros, sediada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Baltar, no concelho de Paredes.

Neste momento de dor, o ministro e toda a sua equipa da administração interna apresentam as mais sentidas condolências à família e aos amigos da vítima, a quem expressam toda a solidariedade, extensiva à corporação de Bombeiros Voluntários de Rebordosa.

Perante esta profunda tristeza, prestamos também homenagem a todos os bombeiros voluntários do nosso país, pelo seu espírito de abnegação, sentido de responsabilidade e compromisso permanente com a proteção das populações e dos seus bens“.

 

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.