Penafiel Racing Fest
Fotografia: Penafiel Racing Fest

O concelho de Penafiel vai acolher, nos dias 8, 9 e 10 de julho, o maior e mais diversificado festival motorizado da Europa, único no Mundo. O Penafiel Racing Fest está de volta e vai contar com a presença de cerca de duas centenas de pilotos de várias nacionalidades que vão disputar as provas.

Penafiel vai voltar a ser o palco do Penafi el Racing Fest, um evento organizado pela CDDC- -Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural. Dias 8, 9 e 10 de julho, o melhor do desporto motorizado nacional e europeu vai estar em Penafiel. Cerca de duas centenas de pilotos de várias nacionalidades vão disputar as provas de Rali “Taça Joaquim Santos”, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidade Clássicos e uma Corrida de Motos Clássicas 50cc e 85cc, ao longo de três dias e por todo o concelho.

Decorrerão ainda as provas de Drag Racing e de Superunduro, duas provas dos Campeonatos Nacionais de 1.ª Divisão das modalidades, que terão transmissão televisiva.

Na sua 4.ª edição, o programa do Penafiel Racing Fest é vasto e promete atrair “milhares de pessoas”, sendo a grande novidade desta edição a integração de duas provas, o Drag Racing e o Super Enduro, no Campeonato Nacional das respetivas modalidades.

Tal como nos anos anteriores, o palco principal do Penafi el Racing Fest vai situar-se na cidade, desta vez, mais centrado na zona do Campo da Feira e do Jardim do Calvário; as pistas de Super Enduro e de Trial vão ser completamente redesenhadas e cresceram bastante.

Como é hábito, os carros de rali, daquela que é prova rainha, vão levantar poeira em diferentes freguesias do concelho, nomeadamente, Guilhufe, Urrô, Irivo, Rans, Duas Igrejas, Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim e Vila Cova.

A segurança nas zonas-espetáculo continua a ser prioridade para a organização do Penafiel Racing Fest, que está a trabalhar no sentido de assegurar condições seguras de competição para os pilotos, mas também de colocar o público perto da emoção e longe do perigo.

No Campo da Feira será instalada a Fun Zone “Family and Youth Friendly”, completamente dedicada a promover o espírito do festival motorizado penafi – delense para toda a família, vai contemplar vários momentos de entretenimento, desde o ‘McDonald’s Rally Kids’ e o radiomodelismo para os mais pequenos, até a espetáculos de música ao vivo, dj’s e artes performativas. Aqui, estarão também presentes cerca de 40 expositores com tudo o que de melhor se faz na região na área automotiva.

“Está a ficar tudo pronto para mais um evento de referência na área dos automóveis”, referiu ao Jornal IMEDIATO Óscar Coelho, da CDDC-Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, esperando que a afluência das pessoas ao Penafiel Racing Fest se equipare aos números dos últimos anos. “Esperamos os milhares de pessoas das edições passadas, apesar de estarmos pela primeira vez a fazer o evento no mês de julho, o que traz alguns constrangimentos em termos de calendário”, explicou.

Contudo, ressalvou que o objetivo da organização, é fazer com que o Penafiel Racing Fest volte a ganhar tração, depois de dois anos de interregno, e possa recomeçar o percurso de sustentabilidade que estava a fazer. “Depois de dois anos de interregno, estamos a trabalhar para fazer um evento, com a repercussão do primeiro ano, para voltar a crescer com a sustentabilidade que já estava a ter. Queremos voltar a ganhar tração, desenferrujar a equipa, porque foram dois anos muitos duros”, concluiu.

Ação de formação para bombeiros, proteção civil e equipa médica

A organização do Penafiel Racing Fest promoveu uma formação de capacitação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, para dar a conhecer técnicas e ferramentas em caso de acidente numa prova de rally.

A sessão foi direccionada às três corporações de bombeiros do concelho – Penafiel, Paço de Sousa e Entre-Os-Rios -, à protecção civil e ainda elementos da equipa médica do CHTS, entidades que vão estar directamente envolvidas no evento.

Para Óscar Coelho, a segurança nas provas e a preparação dos profissionais em caso de acidente são “prioridades” para o Penafiel Racing Fest. “Esta é já a segunda vez que realizamos esta formação. Nunca é demais adquirir conhecimento e treiná-lo, sobretudo, quando em causa poderá estar a vida de uma pessoa. O objetivo é mesmo que os bombeiros e equipas compreendam a forma adequada de extração dos pilotos de um carro de corridas acidentado e conheçam bem os equipamentos de segurança dos pilotos e das viaturas, por exemplo, o sistema de extinção automático, o corta-corrente, cintos de segurança, entre outros”, rematou o responsável da organização do Penafiel Racing Fest.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.