agua

A Águas de Paços de Ferreira, a Penafiel Verde, de Penafiel e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Paredes receberam o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, uma distinção entregue a 72 entidades gestoras do setor da água, que abrangem 50,9% da população.

Criada pela ERSAR, em 2009, esta iniciativa pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano. No panorama nacional, “a qualidade da água da torneira, destinada ao consumo humano, tem mantido níveis elevados de confiança nos últimos anos”.

Para a atribuição dos referidos selos pela ERSAR foi verificado, entre outros aspetos, o cumprimento de todos os critérios previstos no respetivo regulamento, nomeadamente, o cumprimento do prazo legal de submissão do programa de controlo da qualidade da água, 100 % de cumprimento do número de análises agendadas no Programa de Controlo da Qualidade da Água e 99,0 % de cumprimento dos valores paramétricos de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli).

Os selos serão entregues a cada uma das entidades gestoras premiadas na Cerimónia ERSAR relativa à atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, integrada no ENEG 2025 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que vai decorrer no dia 18 de novembro, às 17h30. O ENEG 2025 é uma organização da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) que, neste ano, decorrerá de 18 a 21 de novembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário