Rádio Escola
Fotografia: Agrupamento Vertical de Escolas de Paços de Ferreira

Os alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Paços de Ferreira (AVEPF) foram a votos e a sua vontade vai ser cumprida: vai nascer uma Rádio Escola no agrupamento. O projeto surge no âmbito do Orçamento Participativo Escolar, que acontece desde o ano letivo de 2016/2017 e pretende envolver os alunos no processo de decisão.

“Fundamentalmente, a participação dos alunos tem de se sentir e é isto que procuramos com estas atividades. Poderíamos ter tornado este processo mais administrativo, mas queremos envolver a associação de estudantes, que tratará da logística e das escolhas relativamente à rádio”, indicou ao IMEDIATO o diretor do AVEPF, Adérito Ferreira.

Durante o mês de fevereiro, os alunos do terceiro ciclo tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias e recolher assinaturas. Na semana de 14 a 18 de março, decorreu a divulgação das propostas, sendo que foram levadas quatro ideias a votos – a criação de uma Rádio Escola, a aquisição de material para laboratório, a criação de uma sala de tutores e uma horta biológica.

A fundação de uma Rádio Escola foi a iniciativa vencedora, somando 59% dos votos. A ideia prevê a aquisição de material para o lançamento de uma rádio no complexo escolar, a partir da qual os alunos vão poder passar músicas, transmitir comunicados e divulgar trabalhos.

Esta iniciativa já permitiu, desde a sua implementação, a colocação de um sistema de cobertos nos acessos aos blocos para proteção da chuva, assim como a requalificação da sala do aluno, projetos financiados pelo Ministério da Educação, com um complemento do conselho administrativo.

O diretor do agrupamento sublinhou o trabalho de articulação realizado junto dos alunos pela professora Alexandra Ribas, atuando como interlocutora entre o órgão de gestão e os estudantes. A Rádio Escola será uma realidade até ao final do atual ano letivo.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.