cier Rota do Romanico 1

 

 

A Rota do Românico lançou um vídeo promocional do seu mais recente polo, o Centro de Interpretação da Escultura Românica (CIER). Inaugurado a 25 de julho em Abragão, Penafiel, o espaço exibe vários elementos pétreos com decoração românica descobertos inesperadamente.

“O CIER apresenta, como base do seu projeto museográfico, uma reconstituição parcial e hipotética da fachada – destruída em 1668 – da vizinha Igreja de São Pedro de Abragão, com base nos cerca de 70 elementos pétreos com decoração românica descobertos, inesperadamente, em 2006, durante os trabalhos do arranjo urbanístico do Centro Cívico de Abragão”, explicou a Rota do Românico.

O centro de interpretação, que conta com uma área de exposição com cerca de 300 metros quadrados, “oferece também ao visitante a possibilidade de conhecer o contexto temporal, social e cultural da arte românica, destacando a importância dos pedreiros e escultores”.

O monumento está aberto de quinta-feira a domingo, das 10 às 13 e das 14 às 18, sendo que às terças e quartas-feiras funciona mediante marcação prévia.

Até 30 de setembro, a entrada é livre para todos os visitantes. Já os profissionais de saúde e bombeiros que operam nos 12 concelhos que a Rota do Românico incluiu têm acesso a entrada gratuita até ao final do ano.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.