O Hospital Padre Américo, em Penafiel, foi o palco da VI edição das Jornadas TSDT da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa, no dia 16 de outubro. A iniciativa, organizada pelos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT), reuniu cerca de 150 profissionais de saúde sob o tema central “Abordagens Integradas no Envelhecimento”.

Na sessão de abertura, a diretora dos cuidados de saúde hospitalares, Dr.ª Filipa Carneiro, e o diretor dos TSDT, Dr. Mário Pires, assinalaram o envelhecimento populacional como uma das transformações demográficas mais marcantes da atualidade. Ambos sublinharam que o aumento da esperança média de vida, sendo uma conquista social, exige do sistema de saúde respostas que garantam não apenas longevidade, mas sobretudo qualidade de vida, autonomia e bem-estar.
“A complexidade dos problemas associados ao envelhecimento exige respostas integradas, centradas na pessoa e sustentadas pela colaboração entre diferentes profissionais de saúde.”
A intervenção dos TSDT foi valorizada pelo seu papel especializado nas fases de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Foi também reforçada a relevância do trabalho conjunto entre as 13 áreas de especialização do setor existentes na ULS do Tâmega e Sousa.
Programa Científico e Temas em Debate
O encontro abordou um leque diversificado de desafios clínicos e práticos associados ao envelhecimento ativo e saudável, distribuídos por duas mesas de trabalho:
-
Primeira Mesa: Focou-se no impacto das alterações climáticas e na saúde ambiental para a redução de riscos nos idosos. Foram também debatidas as infeções urinárias, a perda auditiva, a degenerescência macular associada à idade, os distúrbios do sono e as consequências clínicas das fraturas trocantéricas.
-
Segunda Mesa: Dedicada às patologias cardiorrespiratórias e vasculares, à importância da fisioterapia na funcionalidade física e à atuação da terapia da fala na prevenção de complicações por presbifagia. A discussão incluiu ainda a sarcopenia, a adaptação farmacoterapêutica na geriatria e a intervenção da terapia ocupacional na saúde mental e psiquiatria.
A par do debate científico, a iniciativa integrou a apresentação de trabalhos de investigação e um momento cultural com uma mini sessão de teatro, reforçando o compromisso da instituição com a partilha de conhecimento e a promoção de boas práticas clínicas na região.

