
A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS) vai alargar o horário de funcionamento do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Paredes, no âmbito da revisão do Plano de Resposta Sazonal – Inverno, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta dos Cuidados de Saúde Primários e melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde.
Entre hoje, dia 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026, o SAC de Paredes funcionará também no período das 20h00 às 24h00, permitindo dar resposta ao aumento de afluência e dificuldade de agendamento que se tem verificado, sobretudo nos concelhos de Paredes e Penafiel.
Esta medida pretende evitar deslocações desnecessárias aos serviços de urgência, orientando os utentes para uma resposta mais adequada nos Cuidados de Saúde Primários, em particular para situações de menor gravidade.
Este serviço não estará em funcionamento neste horário alargado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.
O acesso ao SAC de Paredes poderá ser feito através de agendamento pela Linha SNS 24 – 808 24 24 24, ou de agendamento presencial, diretamente no próprio local. Cada turno contará com uma equipa composta por dois médicos, dois enfermeiros e um assistente técnico, garantindo um atendimento seguro e de qualidade.
“Esta medida de reforço surge no contexto do aumento sazonal da procura por cuidados de saúde, habitual nesta época do ano, nomeadamente associado a doenças respiratórias e outras situações clínicas de menor gravidade, permitindo uma resposta mais rápida e adequada nos Cuidados de Saúde Primários e evitando a sobrecarga dos serviços de urgência”, refere a ULS-TS, acrescentando que “esta reorganização da resposta assistencial visa melhorar os tempos de resposta e assegurar cuidados mais próximos, adequados e atempados à população”.
A ULS Tâmega e Sousa reforça a importância de recorrer aos serviços de urgência apenas em situações verdadeiramente urgentes ou emergentes, como aquelas que colocam a vida em risco.
“Sempre que possível, os utentes devem contactar primeiro a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e utilizar os Cuidados de Saúde Primários”, aconselham.

