A partir do dia 27 de outubro, o concelho de Penafiel contará com mais uma unidade de saúde. O Hospital Trofa Saúde vai abrir portas, com mais de 40 especialidades e serviço de atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.
O novo hospital, que representou um investimento de 50 milhões de euros, abrirá portas dentro de três meses, na freguesia de Guilhufe e Urrô e vai permitir a criação de 120 postos de trabalho diretos e 300 indiretos. Terá “tecnologia de ponta” e contará com consulta externa, consultórios de medicina dentária, serviço de gastroenterologia, análises clínicas e anatomia patológica, imagiologia, serviço de fisioterapia com cabines e ginásio, 90 camas de internamento, bloco operatório e serviço de atendimento permanente.
Segundo Pedro Miroto, administrador do Grupo Trofa Saúde, a instalação do novo hospital no concelho de Penafiel insere-se na estratégia do grupo, por entender que se trata de uma região “que tem desafios importantes”. “Queremos trabalhar em complementaridade com o Hospital público, mas tornar acessível a saúde a estas centenas de milhares de pessoas, com serviços diferenciados, mais de 40 especialidades, uma integração multidisciplinar muito importante”, referiu o responsável, durante uma visita guiada que realizaram ontem às obras do futuro hospital. Garantiu ainda que este será “um hospital muito focado naquilo que é o futuro, na digitalização, na inteligência artificial, na robotização dos atendimentos médicos” e que foi pensado com base num “programa funcional que faça sentido para as pessoas que nos procuram, centros dedicados para que cada conjunto de especialidades possa dar uma resposta que queremos seja de excelência”, acrescentou. “Estamos com uma expetativa muito grande”, concluiu.
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, acompanhou a visita e destacou a importância do projeto para a região, “não só pela criação de emprego e pelo nível de investimento na região, mas também pelo impacto na atividade económica do concelho e da região”.
Com esta nova unidade, o concelho de Penafiel passa a contar com três hospitais. “Penafiel passa a ser um dos poucos concelhos do país com três hospitais e isso é muito positivo e uma clara afirmação da nossa centralidade local e regional”, concluiu o autarca.