Ciclismo
Tiago Leal em estreia na Elite encontra José Sousa na Kelly/Simoldes/UD Oliveirense

Tiago Leal, ciclista nascido em Arreigada (Paços de Ferreira), é uma das novidades da equipa profissional Kelly/Simoldes/ UD Oliveirense para a nova época de ciclismo. A equipa já foi apresentada e contará ainda nos seus quadros com o lordelense José Sousa, que vai para o quarto ano ao serviço da equipa de Oliveira de Azeméis, embora o próximo seja o primeiro na categoria de Elite.

Tiago Leal quer “prosseguir crescimento” na carreira
Aos 22 anos de idade Tiago Leal cumpre mais uma etapa na progressiva subida na modalidade que iniciou há sete anos na ADRAP Penafiel, onde esteve as primeiras três temporadas. Seguiram-se os dois primeiros anos de sub23 na Miranda-Mortágua e desde 2020 que competia no mesmo escalão ao serviço da Sicasal Mitigal Torres Vedras.
Os seus feitos maiores até ao momento no ciclismo foram alcançados na Volta a Portugal do Futuro, onde foi 3º classificado na prova de 2019 e esta temporada venceu o contrarrelógio da competição para jovens corredores.
O ciclista, que concilia a atividade desportiva com a frequência na UTAD (Vila Real) da licenciatura em Ciências do Desporto, revelou ao Canal «Ciclismo+TV» as ambições para a época de estreia entre a Elite do ciclismo nacional. “Estou muito feliz por ingressar nesta prestigiada formação. O meu desejo para 2022, passa por fazer uma adaptação positiva e prosseguir o meu crescimento enquanto ciclista”.

José Sousa aposta em “estar na discussão das corridas”
Na sua quarta época ao serviço da Kelly Simoldes Oliveirense, José Sousa vai finalmente integrar o grupo de Elite da equipa.
Oriundo de uma família pacense com fortes raízes no ciclismo, o avô Manuel Sousa foi campeão nacional de ciclocrosse ao serviço do FC Porto, em 1970, e o pai José Sousa também foi campeão nacional de ciclismo, o jovem José Sousa Jr. falou também à «Ciclismo+TV» sobre a nova temporada. “Em 2022, quero dar continuidade à minha evolução como ciclista, neste que vai ser o meu quarto ano na Kelly/Simoldes/UDO. Os meus principais objetivos, passam por ganhar mais consistência, estar na discussão das corridas e ajudar a equipa a atingir os objetivos propostos.”

A equipa da Oliveirense conta com quatro renovações e seis contratações para as provas de Elite do ciclismo nacional: Hélder Gonçalves; César Fonte; Luís Gomes; José Sousa Gomes e as novidades: Tiago Leal (ex. Sicasal); Daniel Dias (ex. UC Mónaco); Afonso Silva (ex. Rádio Popular/Boavista); Carlos Petiz (ex. Escola de Ciclismo Bruno Neves) e António Ferreira (ex. Antarte/Feirense).
A nova época de ciclismo arranca a 13 de fevereiro, com a tradicional Prova de Abertura, em Aveiro, que precede a Volta ao Algarve que trará mais uma vez a Portugal grandes equipas do ciclismo mundial.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *