O Linhas – Transportes do Douro, Tâmega e Sousa, uma nova rede de transportes que vai ligar de forma mais eficiente e acessível os passageiros da região do Douro, Tâmega e Sousa, vai entrar em funcionamento às 23 horas do próximo dia 16.
A nova oferta de transporte público foi desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal Municipal (CIM) do Tâmega e Sousa, em colaboração com os 11 municípios que a compõem, disponibilizando um serviço de transporte mais eficaz, inovador, e com um tarifário mais adequado para cada passageiro que reside, estuda ou trabalha na Região do Tâmega e Sousa.
“Somos a primeira Autoridade de Transportes do país a integrar um sistema conjunto de bilhética”, referiu Telmo Pinto, Primeiro Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, certo de que vai ser “um desafio, que vai responder melhor às necessidades do território”.
Esta primeira fase do projeto arranca em período de férias escolares, para que possam ser ultrapassados alguns constrangimentos que possam surgir nesta fase de transição. Os novos passes para janeiro de 2026 estarão disponíveis a partir da próxima semana, sendo certo de que haverá um período de “adaptação”, mas com a garantia de que “o passageiro nunca será prejudicado”. “Temos cerca de 25 mil passes e vão ter que ser todos trocados e esse é um grande desafio e penso que poderá demorar algum tempo”, referiu Telmo Pinto.
Com este novo serviço, a região passa a contar com 50 linhas inter-regionais, 37 intermunicipais, 122 municipais e sete urbanas, sendo que três destas são novas e vão servir os concelhos de Penafiel, Paços de Ferreira e Felgueiras.
O novo sistema, que conta com quatro operadores rodoviários, que até agora trabalhavam de forma independente no território, integra também um novo conceito tarifário, com destaque para o cartão Três Rios, um passe único disponível em várias modalidades.
Ao nível do tarifário, os passageiros terão ao dispor os passes Três Rios Duas Zonas, que custará 20 euros (cerca de metade do que custava anteriormente), Municipal, que terá um custo de 30 euros, Intermunicipal e Inter-regional que custará 40 euros e o Três Rios & Andante, que terá um custo de 50 euros e permitirá ligações com os municípios da Área Metropolitana do Porto, incluindo viagens na rede Andante (STCP e Metro do Porto).
O “Linhas” vai contar com uma frota automóvel de 250 viaturas e estão a ser instaladas mais de três mil novas paragens nos 11 municípios, com informação dos horários dos autocarros e das linhas, nesta fase inicial, através de um QR Code que liga diretamente ao site do Linhas. “Vamos ter uma frota melhor, com menos anos, com uma nova imagem”, explicou Telmo Pinto.
O projeto “Linhas” vai representar para a CIM do Tâmega e Sousa um investimento anual de cerca de 15.5 milhões de euros, sendo que cerca de 50 por cento do valor será suportado pelos utilizadores através do pagamento dos passes, e o restante financiado por políticas públicas, do Estado e dos municípios que compõem a CIM do Tâmega e Sousa.
“Temos que responder ao desafio coletivo de mobilidade e este é o caminho para tirar o transporte individual das ruas e julgamos que esta forma de olhar para a mobilidade está a fazer com que outras regiões tenham os olhos postos no nosso território”, concluiu Telmo Pinto.


