Um homem de 53 anos foi detido pela PJ por crimes de burla qualificada e extorsão. O suspeito, que exigia “montantes elevados em dinheiro” a mulheres para que as suas fotografias íntimas não fossem divulgadas, estava referenciado em Paços de Ferreira.

Segundo um comunicado daquela autoridade policial, a captura aconteceu em Vila Real, mas o homem fazia da sua ocupação principal sextortion, ameaçar que vai publicar imagens de cariz sexual da vítima caso esta não lhe pague, não tendo qualquer atividade laboral e pernoitando em residenciais.

O homem estava referenciado em vários locais, nomeadamente Paços de Ferreira, Peso da Régua, Braga e Évora.

O modus operandi era sempre o mesmo: através de uma conta falsa de Facebook, o suspeito criava amizade com mulheres, obtendo fotografias ou vídeos de cariz sexual. Depois, exigia “montantes elevados em dinheiro, para que as mesmas fotografias e filmes não fossem divulgados a amigos e familiares das vítimas”.

Agora, o homem foi capturado e presente às autoridades judiciárias, ficando sujeito a apresentações a cada duas semanas, proibição de acesso a redes sociais e de contacto com as vítimas.

A Polícia Judiciária referiu ainda que vai continuar a investigar o caso, para apurar a extensão da atividade criminosa do suspeito, nomeadamente o número de vítimas a quem extorquiu dinheiro.

AEPF Formação Modular