AEPF Formação Modular


Sabia que o Leite Materno é o melhor alimento para o bebé? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Leite Materno é um alimento natural e completo, e o mais seguro e adequado ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, pelo que, é defendido como a melhor opção, em exclusivo até aos 6 meses de vida e em complementaridade pelo menos até aos 2 anos. Os seus benefícios estendem-se desde o nascimento até à idade adulta, favorecendo a prevenção de infeções, o ganho ponderal, o estabelecimento do vínculo afetivo com a mãe, a redução do choro e a melhoria do desenvolvimento psicomotor e prevenindo, a longo prazo, doenças como a diabetes ou a obesidade. Possui imunoglobulinas e anti-inflamatórios que contribuem para a diminuição da incidência de várias doenças, incluindo as respiratórias.

Consciente da sua importância para a saúde das famílias, o CHTS associa-se à comemoração da Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1 a 7 de Agosto de 2020, enquanto iniciativa promovida pela OMS – UNICEF em cerca de 170 países, este ano, sob o mote “Apoiar o Aleitamento Materno por um Planeta mais Saudável”. Tendo como objetivo, consciencializar a comunidade para a relação entre a Amamentação e a Saúde Planetária (ambiental e climática), pretende-se divulgar a Amamentação como uma solução de sustentabilidade, que considera as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e as Recomendações da OMS, no contexto da pandemia por COVID-19.

Nas atuais circunstâncias, o Aleitamento Materno, depara-se com novos desafios e dificuldades, mas, de acordo com a evidencia científica, continua a ser uma escolha da mãe, desde que tenha condições clínicas e cumpra as precauções recomendadas, como o uso de máscara e a lavagem das mãos. Por isso, conte connosco… no CHTS a Equipa de Enfermagem do Serviço de Obstetrícia estará ao seu lado.  

Cristina Couto – Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica no Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

AEPF Formação Modular