O chamado “verão de São Martinho” não apareceu na cerimónia de abertura daquela que é a maior feira comercial do norte e centro do país, que começou com alguns pingos de chuva, mas promete, à semelhança de anos anteriores, muita animação e convívio, onde não faltará a boa gastronomia e as provas do vinho novo.
Naquela que será batizada de Praça de São Martinho, as tendas da gastronomia onde decorre ainda a prova do vinho verde, já receberam esta sexta-feira centenas de visitantes para a festa que se prolonga até ao dia 20 de novembro, na cidade de Penafiel.
“Esta é seguramente uma das maiores festas, romarias, feiras, ponto de encontro da nossa região e do norte do país. Eu acho mesmo que é o maior São Martinho do mundo, quer pelo período de tempo que decorre, 10 dias, quer pelo número de feirantes que participam, quer pela diversidade dos produtos que aqui se encontram, é de facto um certame extraordinário”, referiu Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
Com uma história de séculos, o São Martinho em Penafiel é hoje “uma das principais marcas, referências” da cidade, que, ao longo dos tempos, “sempre foi resistindo, foi capaz de se ir reinventando, e continua a ser uma feira lindíssima, capaz de atrair visitantes de todo o país, que consegue também atrair os menos jovens e os mais jovens, todos gostam de vir ao São Martinho e todos encontram no São Martinho motivos de apelo e de diversão”, frisou o autarca.
E, este ano, não é exceção e o São Martinho apresenta-se num espaço renovado e ampliado, criado com uma “nova abertura” que foi dada à cidade para a encosta do Cavalum. “Criamos ainda melhores condições de acolhimento, com espaços mais confortáveis para os que nos visitam e para os feirantes”, explicou o autarca.
Além da feira que se estende por toda a cidade, o São Martinho em Penafiel mostra aquilo que de melhor se faz em termos de associativismo local, com presença de várias associações que trazem os seus produtos gastronómicos ou o seu artesanato ao evento. “É uma oportunidade das nossas associações poderem criar alguns recursos para as suas dinâmicas e para mostrarem as suas competências. Um ponto de encontro e um momento de encontro que as nossas coletividades querem ter aqui no São Martinho”, referiu Antonino de Sousa.
Nas tendas instaladas na praça, os visitantes têm oportunidade de provar os petiscos da região, assim como o vinho novo, vendido por quatro adegas cooperativas. E as expetativas são elevadas. “A cada edição é maior o volume de vinho que as adegas vendem, assim como é maior o número de canecas adquiridas pelos visitantes. E por isso, o que nós temos vindo a notar ao longo dos últimos anos, é um crescimento permanente do nosso São Martinho”, concluiu o autarca de Penafiel.