Os Bailes do Corpo de Deus (Cavalhada) de Penafiel estão esta segunda-feira a disputar a final regional do distrito do Porto das Sete Maravilhas da Cultura Popular, transmitida em direto na RTP-1 e RTP Internacional.

Se for a candidatura mais votada pelo público até às 17:00, altura em que fecham as linhas telefónicas, a Cavalhada passa às meias-finais nacionais em representação do distrito.

Vai ainda existir um programa de repescagem, a 16 de agosto, onde os telespetadores podem decidir que oito patrimónios vão voltar à competição entre aqueles que ficaram em segundo lugar nas finais regionais.

Estes 28 concorrentes vão competir em duas semi-finais, a 23 e 30 de agosto, onde apenas metade irá passar. A 5 de setembro serão anunciados os vencedores.

“É da Cavalhada que esta candidatura trata, enquanto ritual e costume secular que precede a celebração do Corpo de Deus em Penafiel, onde se apresentam e atuam os Bailes, danças populares que acompanham no dia seguinte a majestosa procissão do Corpus Christi, com características únicas no país”, lê-se na página da candidatura penafidelense.

Para votar nos Bailes do Corpo de Deus, é necessário ligar para o número 760 207 806, com um custo de 60 cêntimos mais IVA.

No momento de publicação da notícia, o primeiro lugar está ocupado pelas Rendas de Bilros, de Vila do Conde, e o segundo pelas Festas do Senhor de Matosinhos. Já os Bailes do Corpo de Deus estavam em sexto lugar.