testes fcpf 1
Realização de testes à Covid-19 a atletas. Foto: Arquivo

A Direção Geral da Saúde (DGS) divulgou, esta terça-feira, um conjunto de orientações para a retoma de competições das diferentes modalidades desportivas.

O documento, assinado pela Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, indica que “as federações e os clubes considerarão a realização de testes laboratoriais para SARS-CoV2 aos praticantes das modalidades desportivas, de acordo com a estratificação do risco da modalidade desportiva, da situação epidemiológica a nível regional e local, e dos recursos disponíveis”.

realizacao de testes
Fonte: Direção Geral da Saúde

Contudo, segundo a DGS, a extensão da realização de testes às equipas técnicas e outros intervenientes “deve ser alvo de uma avaliação de risco e definida pelas federações, clubes e entidades promotoras da prática da atividade desportiva”, que devem considerar os fatores da testagem (periodicidade, pessoas a testar…) de forma a corresponder às recomendações das competições internacionais e prática desportiva desportivas.

A autoridade de saúde definiu ainda o nível de risco de transmissão das modalidades, explicitando quais as de alto e médio risco. Por exemplo, no nível mais elevado estão modalidades como a patinagem artística de pares, a acrobática, o polo aquático e várias artes marciais.

Já no nível médio estão vários desportos populares na região: o futebol, o futsal, o hóquei em patins, o basquetebol o andebol, cujos atletas e vão passar a fazer testes aleatórios até 48 horas antes da competição, em casos de jogos entre equipas de zonas com transmissão comunitária ativa.

alto risco
Medio Risco
Modalidades de médio e alto risco . Fonte: Direção Geral da Saúde

De acordo com a orientação da Direção Geral de Saúde, a entidade gestora do espaço onde decorra a prática de desporto ou competições, assim como as federações e os clubes, devem elaborar e implementar um plano de contingência próprio para a Covid-19.

O plano deve conter informações como os locais de treino e competição, especificando também informações como quais as superfícies de uso comum e toque frequente, bem como qual a área de isolamento e circuitos a adotar perante um caso suspeito de Covid-19.

A DGS publicou ainda outras medidas, como a limpeza e desinfeção de todos os espaços, materiais e equipamentos utilizados no decorrer da prática de desporto, utilização de máscara e distanciamento de pelo menos dois metros fora de treinos e outros momentos desportivos, e a proibição de realizar treinos de equipas diferentes no mesmo espaço.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.