Reservatorio 4 scaled

Está em final de construção o Reservatório de Água R21 na freguesia de Sanfins, em Paços de Ferreira, prevendo-se para breve a sua entrada em funcionamento. Trata-se de um equipamento fundamental para permitir o acesso à rede pública de água a mais de metade da população desta freguesia de Sanfins e de parte da freguesia de Eiriz, sendo o culminar de um processo longo e muito difícil que começou no longínquo ano de 2004.

Em 2004, quando “a Câmara Municipal de então assinou o contrato de concessão da rede da água e saneamento, ficaram de fora as freguesias de Sanfins e Eiriz, fundamentando a sua impossibilidade no facto de nestas freguesias ser impossível a realização da obra, devido à existência de muita pedra no subsolo. O tempo encarregou-se de desmentir de forma categórica este argumento”, referiu a autarquia em comunicado.

Em 2016, o atual executivo municipal, liderado por Humberto Brito, “deu instruções à concessionária da rede de água e saneamento no sentido de avançar com a respetiva obra, nas freguesias de Sanfins e Eiriz, facto que foi parcialmente concretizado pela empresa”.

Em nota enviada, o município afirma que “em 2022, e na sequência da deliberação da Câmara Municipal (que contou apenas com os votos favoráveis dos eleitos do Partido Socialista) em que era dado início ao procedimento de rescisão do contrato com justa causa, fundamentado, também, na não conclusão da rede nestas duas freguesias, e não obstante de se encontrar em curso a requalificação, por parte da Câmara, de um conjunto de estradas, a concessionária avançou com a conclusão do plano de investimentos”.

“Naturalmente que este longo e complexo processo trouxe constrangimentos vários, designadamente, atrasos na conclusão das obras na rede viária, mas a verdade é que foi possível dotar estas duas freguesias com água e saneamento, situação legitimamente reclamada pela população há já muitos anos”.

A última camada de betuminoso em toda a estrada de acesso à Citânia de Sanfins será colocada nos próximos dias. Será também requalificado todo o percurso interior da estação arqueológica entre o pórtico de entrada e o parque de estacionamento.

Também na freguesia de Eiriz, e na sequência da conclusão de um conjunto de obras de extensão da rede de água e saneamento, será terminada a requalificação de diversas vias quer ao nível das bermas quer com a colocação de novos tapetes betuminosos.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *