unidas

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) vai promover o V Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa. O evento, inserido no do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, vai ter lugar no dia 25 de novembro, no Centro Cultural Emergente, no Marco de Canaveses.

Com o tema “Entre Fronteiras e Silêncios: Violência Doméstica nos seus públicos mais vulneráveis”, o evento reunirá especialistas para refletir sobre os avanços e os desafios na intervenção junto das vítimas em situação de maior fragilidade, o seminário pretende alertar para o facto da violência doméstica continuar a ser uma grave violação dos direitos humanos e um dos maiores desafios sociais do país. O seminário visa analisar a evolução das políticas públicas, as mudanças no enquadramento legal e judicial, e as tendências atuais do crime, com especial enfoque nos públicos mais vulneráveis, que enfrentam barreiras acrescidas no acesso à proteção e à justiça.

O seminário incluirá, ao longo do dia, painéis temáticos sobre o perfil de vítimas e agressores na região do Douro, Tâmega e Sousa, e sobre experiências e respostas institucionais e comunitárias à violência doméstica, incluindo a articulação com o sistema judicial e a intervenção junto de grupos vulneráveis, nomeadamente no contexto de migrantes.

A parte da tarde será dedicada a workshops em sessões paralelas, com enfoque em diferentes áreas de intervenção na violência doméstica. Entre os temas que serão explorados encontram-se: “A Pessoa idosa no processo de violência doméstica: experiências e perceções”, “Como a Inteligência Artificial pode Potenciar Projetos e Intervenções Sociais?” e “Intervenção com Sentido: Estratégias para Trabalhar o Trauma Infantil”, permitindo aos participantes aprofundar conhecimentos práticos e reflexões sobre estratégias de intervenção junto de públicos vulneráveis.

Dirigido a entidades e profissionais que intervêm na área da violência doméstica, bem como a todos os que trabalham direta ou indiretamente com públicos vulneráveis, o seminário promove a partilha de conhecimento e o reforço da colaboração intersetorial, permitindo refletir sobre práticas atuais e identificar desafios e oportunidades de melhoria.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário