A Junta de Freguesia de Paços de Ferreira vai receber três reclusos do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa, que se encontram em regime aberto, para trabalharem na área da construção civil de responsabilidade da junta. Este projeto de reinserção social faz parte de um protocolo de colaboração celebrado com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa e deverá entrar em vigor no início do próximo ano.

Este sistema de trabalho fora de muros representa, na opinião de Celso Manata, Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, “o passo mais importante que se pode dar no percurso do recluso num estabelecimento prisional”, mas vai abranger apenas os reclusos que registem bom comportamento durante o cumprimento da pena. “Vai sair da prisão de manhã, sozinho, exerce a sua função e depois regressa, sozinho, ao fim do dia. Este grau de liberdade implica que tenhamos um conhecimento profundo das pessoas, porque a sociedade não aceitaria que tivéssemos esta atitude se não fosse com a responsabilidade e escolher as pessoas com um comportamento correto, sem processos disciplinares, sem problemas com os diretores ou guardas”, explicou.


Já Alexandre Costa, presidente da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, referiu que “esta parceria consiste em colocar os reclusos a trabalharem connosco e especificamente na área da construção civil, porque pretendemos continuar a recuperar alguns lavadouros e fontenários.
A empresa Auto Viação Pacense também faz parte do projeto ao oferecer os passes de transporte para os reclusos fazerem as viagens entre Seroa e Paços de Ferreira e de regresso ao estabelecimento prisional.
O protocolo de colaboração foi assinado esta quinta-feira, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *