rafaela
Pessoas 2030

A piloto de Paços de Ferreira viu o Skoda Fabia Super 1600 ceder devido a problemas de motor na segunda manga de qualificação, num fim de semana que prometia dar continuidade à evolução mostrada em Montalegre.

A terceira jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross, disputada na 65.ª Mação Verde Horizonte – I, terminou com um desfecho amargo para Rafaela Barbosa. Após a progressão e a confiança renovada conquistadas na ronda anterior, em Montalegre, a piloto pacense viu a sua prestação no Circuito de Mação – Boavista ser interrompida de forma abrupta por uma falha mecânica intransponível.

O fim de semana tinha começado com um foco claro na adaptação. Nos treinos livres e na primeira manga de qualificação, Rafaela Barbosa trabalhou intensamente no ritmo e no ajuste às alterações que o traçado de Mação apresentava face à sua última visita, procurando tirar o melhor partido do Skoda Fabia Super 1600.

No entanto, as aspirações da equipa caíram por terra na segunda manga. O motor do Skoda começou a apresentar falhas progressivas, obrigando a piloto a abandonar a pista. Sem soluções técnicas viáveis no local para resolver o problema e recolocar o carro em competição, a estrutura viu-se forçada a encerrar a participação mais cedo do que o previsto.

“Vamos voltar mais fortes”

Apesar da profunda desilusão com o desfecho, Rafaela Barbosa manteve a postura resiliente e determinada que tem pautado a sua temporada: “É um fim de semana sem grande história. Realizei os treinos livres e uma corrida de qualificação. Ainda me estava a adaptar ao carro e à pista. Na segunda manga, arranquei com esperanças de fazer bons tempos, só que o motor começou a falhar e eventualmente tive que parar. O fim de semana ficou por aí — não conseguimos continuar. Ficámos desiludidos e tristes, porque queremos continuar, mas não havia mais nada a fazer. Vamos voltar mais fortes para a próxima corrida.”

O desfecho em Mação representa mais um contratempo numa época que, desde o início, tem sido marcada por desafios técnicos. Contudo, a resposta da piloto e da equipa tem sido sempre a mesma: aprender, reagir e seguir em frente. Com o campeonato a prosseguir, Rafaela Barbosa foca-se já na próxima oportunidade para voltar a mostrar o potencial que tem vindo a evidenciar ao volante do Skoda Fabia Super 1600.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.