RafaelaBarbosa FInal
Apesar dos desafios mecânicos enfrentados nas primeiras rondas, a piloto de Paços de Ferreira destaca os sinais claros de evolução

A piloto pacense Rafaela Barbosa encerrou a primeira metade da temporada 2026 do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross na quinta posição da categoria Super 1600. A transição do habitual Citroën Saxo para o Skoda Fabia Super 1600 — e, mais recentemente, a introdução do Peugeot 208 1600 — marcou um ciclo de aprendizagem técnica, adaptação e resiliência perante diversos contratempos mecânicos.

Percurso pelas jornadas do campeonato

  • Lousada (Ronda inaugural): Estreia condicionada por problemas mecânicos. Um abandono na segunda manga de qualificação no sábado e uma avaria no acelerador durante a semifinal de domingo impediram o acesso à final.

  • Montalegre: Recuperação e ritmo competitivo. Apesar do descolamento de pneus em duas mangas, a piloto progrediu até alcançar o 4.º lugar na final, terminando próxima dos lugares de pódio.

  • Mação: Abandono precoce na segunda manga de qualificação devido a falhas no motor do Skoda Fabia, sem possibilidade de reparação no local.

  • Sever do Vouga: Consolidação do ritmo no Circuito do Alto do Roçário. Evolução constante ao longo do fim de semana culminou num novo 4.º lugar na final.

  • Montalegre II: Estreia do novo Peugeot 208 1600, a mais recente aposta da equipa. Questões técnicas limitaram o tempo em pista e condicionaram o resultado da jornada.

Perspetivas e declarações da piloto

RafaelaBarbosa FInal2
Rafaela Barbosa chega à pausa de verão no quinto lugar da geral dos Super 1600 do nacional de de Ralicross/Kartcross

Apesar dos desafios mecânicos enfrentados nas primeiras rondas, a piloto de Paços de Ferreira destaca os sinais claros de evolução e mantém o foco no desenvolvimento do novo carro para a segunda metade do campeonato:

“Esta primeira metade da temporada tem sido, sobretudo, um processo de aprendizagem. Trocámos de carro e de categoria, e isso implica sempre uma fase de adaptação (…). Sinto que a evolução tem sido evidente jornada após jornada, e os dois quartos lugares em Montalegre e Sever do Vouga mostram que estamos cada vez mais perto da luta pelo pódio.”

“A chegada do Peugeot 208 1600 é mais um passo importante (…). Vamos aproveitar o resto da temporada para conhecer o novo carro, aprender, evoluir e tirar o melhor partido da nova máquina. Continuamos focados nos primeiros lugares, mas sabemos que temos um trabalho de base a desenvolver para chegarmos à próxima época mais preparados.”

Rafaela Barbosa segue para a pausa de verão no quinto lugar da geral dos Super 1600, com o objetivo de traduzir o ritmo demonstrado em resultados regulares nos lugares de pódio no regresso da competição.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.