PDM
Fotografia: Câmara Municipal de Paços de Ferreira

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira entregou proposta preliminar da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) na CCDR–N aguardando-se. “Este dia marca o final da primeira etapa de trabalho técnico e de vontade política em resolver os impasses que o atual PDM coloca ao desenvolvimento do concelho, ao investimento e à vida diária dos cidadãos”, indica comunicado da autarquia.

Após o agendamento e realização da primeira reunião da Comissão Consultiva, é previsto que, no próximo trimestre, após a primeira deliberação da CCDR-N, uma equipa técnica da Câmara Municipal levará o documento a todas as freguesias, em sessões abertas à população e investidores.

“O ordenamento e a governança territorial são ferramentas essenciais num contexto que se revela de permanente mutação, em ciclos cada vez mais rápidos, alimentados por alterações demográficas, pelas transformações tecnológicas, económicas e sociais e pelos efeitos associados às alterações climáticas, tornando-se cada vez mais necessárias novas abordagens de sustentabilidade, capazes de responder aos desafios do território”, indica a nota de imprensa enviada ao IMEDIATO.

Segundo a autarquia, a revisão do PDM permitirá “ponderar e responder a novas necessidades e incentivar a inovação ao nível da gestão territorial, preparando o município para responder às dinâmicas de transformação atuais”, facilitando “investimento, criação de emprego e de riqueza”.

O novo plano será também, segundo a Câmara Municipal, “mais amigo do ambiente, do desenvolvimento sustentável, que potencie os recursos naturais e os devolva aos cidadãos”, procurando alcançar no território “as metas previstas no Acordo de Paris, que visa atingir a neutralidade carbónica em 2050”.

Recorde-se que, em novembro do ano passado, foram dinamizadas duas sessões de esclarecimento relativamente ao processo de revisão do PDM, com a abertura de um período de sugestões para a comunidade. Esta é a segunda vez que o Plano Diretor Municipal de Paços de Ferreira está a ser revisto desde 2007

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.