O projeto “Um Museu para Todos” do Museu Municipal de Penafiel foi premiado pela Associação Portuguesa de Museologia com uma Menção Honrosa na categoria Aplicação de Gestão e Multimédia.
O projeto agora distinguido, numa cerimónia que decorreu no Museu de Marinha em Lisboa, no passado dia 29 de outubro, veio tornar o Museu Municipal mais acessível e inclusivo, através do uso de tablets para língua gestual e de áudio guias, que auxiliarão pessoas com deficiência auditiva e/ou invisuais a visitarem o espaço e nele descobrirem toda a história, tradições e cultura disponibilizadas.
Apoiado pelo programa ProMuseus 2019, este recente projeto dotou assim toda a exposição do Museu Municipal de Penafiel de melhores condições de fruição cultural, promovendo uma maior inclusão e uma melhor acessibilidade dos diferentes tipos de públicos, nacionais, estrangeiros e com condicionalismos visuais e auditivos. Na prática, contemplou a aquisição de 20 áudio guias de reprodução automática em três idiomas (português, inglês e espanhol) e respetivas versões com áudio descrição para invisuais, e de tablets com conteúdos em Língua Gestual Portuguesa, legendados em português, espanhol e inglês, para pessoas com deficiência auditiva.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “este é mais um de vários prémios, que comprova o excelente trabalho que tem sido feito ao nível da cultura em Penafiel, neste caso, através do nosso Museu Municipal, que ficou mais acessível e mais inclusivo com o projeto agora premiado”. “Para nós, é naturalmente muito gratificante receber esta menção honrosa, que interpretamos também como um incentivo para continuar a fazer mais e melhor. Procuramos, acima de tudo, que, aqueles que visitarem o nosso Museu, possam encontrar todas as condições para absorver a história rica e as maravilhosas tradições do nosso território”, concluiu o autarca.