premio

O projeto “Meno(s)Pausa+Movimento”, promovido pela Câmara Municipal de Penafiel, foi um dos cinco finalistas do prestigiado Prémio Nacional  ISCTE Políticas Públicas, que anualmente, premeia os projetos da administração pública que mais de estacaram no panorama nacional.

Na edição deste ano, o “Meno(s)Pausa+Movimento”, foi um dos cinco finalistas. O programa municipal tem como objetivo promover comportamentos saudáveis na pós-menopausa, “essenciais na prevenção ou retardamento de doenças, na redução do declínio funcional e na prevenção do isolamento social, levando as mulheres a envolverem-se mais nas atividades comunitárias e a serem participantes ativas no trabalho e na sociedade”.

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, este projeto pretende “promover e incentivar boas práticas para uma vida mais saudável, especialmente num momento tão complexo como é a menopausa”.

O autarca acrescenta ainda que “no decurso deste programa já foram realizadas cerca de 200 consultas médicas e foram observadas melhorias muito significativas na qualidade de vida, em parâmetros de saúde e na aptidão física das participantes”. “São resultados muito positivos e que demonstram que estamos perante um programa de grande importância e muito benéfico para a saúde das mulheres”, concluiu.

Este projeto é promovido pela Câmara Municipal de Penafiel e resulta de uma parceria com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e o ACES Tâmega II.

Na edição de 2022, o prémio nacional ISCTE Políticas Públicas foi atribuído ao Município do Porto, pela implementação do projeto “Rede de Restaurantes Solidários”, numa cerimónia presidida por Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Instituto Universitário de Lisboa.

 

 

 

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *