Património / Rota do Românico
Fotografia: Rota do Românico

O projeto «Cuidadores do Património», da Rota do Românico, recebeu, nos últimos dias, duas distinções. No passado sábado, recebeu o prémio internacional «TRANSROMANICA 2022», enquanto esta sexta-feira acaba de ser reconhecido durante os prémios «APOM 2022», na categoria Inovação e Criatividade.

Segundo a entidade regional, o prémio «TRANSROMANICA» foi atribuído pela organização com o mesmo nome, que reúne o património Românico comum de nove países europeus: Alemanha, Áustria, Portugal, Espanha, França, Itália, Eslováquia, Sérvia e Roménia.

A distinção foi atribuída pela primeira vez e anunciada no passado sábado, 21 de maio, no Mosteiro de Huysburg, na Saxónia-Anhalt, Alemanha, pelo presidente da Associação de Turismo daquele estado alemão, Lars-Jörn Zimmer. O prémio será entregue à Rota do Românico, em setembro, em Lousada, durante a Assembleia Geral da TRANSROMANICA.

Esta sexta-feira, um novo reconhecimento foi efetuado ao projeto da Rota do Românico, com a conquista dos «Prémios APOM 2022», promovidos pela Associação Portuguesa de Museologia, na categoria de Inovação e Criatividade.

Recorde-se que o projeto «Cuidadores do Património», da Rota do Românico, já foi um dos 11 vencedores do concurso «Histórias do Património Europeu 2020».  A Rota decidiu apostar e fazer uma “ode” aos 44 cuidadores de património que estimam as diversas capelas, igrejas e mosteiros que a integram. “Pessoas que, orgulhosamente, guardam, vigiam e partilham as histórias do seu monumento, num verdadeiro compromisso de vida, pessoal e familiar”, relatou a entidade, em julho de 2020.

No mesmo ano, no dia de São Lucas, santo padroeiro dos médicos – 18 de outubro-, a Rota do Românico celebrou, simbolicamente e pela primeira vez, o dia do Cuidador do Património. No ano passado, a homenagem traduziu-se em várias iniciativas, desde o lançamento de um canal digital temático, uma exposição fotográfica, encontros intergeracionais, uma conferência digital e oferta de lembranças aos cuidadores.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.