15100424 SvGDP

A Câmara Municipal de Penafiel e a Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural (CDDC.CRL) apresentam hoje, às 17h30, o expositor da Taça Joaquim Santos, que ficará localizado no Posto de Turismo de Penafiel.

O Penafiel Racing Fest é o mais eclético festival de desporto motorizado da Europa. O tributo ao piloto Joaquim Santos traz um Rally de Asfalto “Taça Joaquim Santos”, juntando-se corridas de Super-Enduro Urbano, Drag Racing, Trial 4×4 Urbano, Rally Regularidade de Clássicos e Motos Clássicas 50cc &85cc.

Conta também com a Fun Zone com programa de entretenimento, concertos, dj’s, desportos radicais, zona de exposição automotiva, Radiomodelismo, Mc Donald’s Rally Kids e muita animação.

 

Joaquim Santos

Joaquim Santos é um ex-automobilista português, famoso por conquistar diversos títulos nacionais, entre os quais o da categoria rally.

Natural de Penafiel venceu por três anos consecutivos, de 1982 a 1984, os campeonatos nacionais absolutos, no Escort RS 1800 de grupo 4. Mas como nem só de alegrias e vitórias um piloto vive, a edição do Rallye de Portugal 1986 ficou marcado pelos piores motivos. O rally de Portugal devido à sua espectacularidade atraía sempre uma imensa multidão, que não respeitava os pilotos e muito menos os 500cv que os mesmos tinham debaixo do pé direito. Logo na 1º prova especial de classificação, em Sintra, após a passagem dos mais rápidos Joaquim Santos toca num espectador e perde o controlo do seu Ford RS200 e despista-se irrompendo pelo meio da multidão. Resultaram mais de 30 feridos e pelo menos dois mortos. O incidente e a falta de segurança originou o fim do troço em Sintra e foi o prenúncio para a extinção dos carros “Grupo B”. 

Joaquim Santos detêm ainda hoje o recorde de vitórias, quarenta e sete rallys vencidos no campeonato nacional, difícil de igualar ou mesmo impossível de bater, é tetracampeão nacional absoluto.

 

PENAFIEL RACING FEST Apresentacao do Expoitor Taca Joaquim Santos

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.