SmartBus Porto

Sob o lema “Partilhar sem arriscar”, a Huawei Portugal apresenta a edição de 2022 do SmartBus. Um projecto educativo, desenvolvido para crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos, que está a percorrer o País de Norte a Sul. Serão realizadas paragens em cerca de 20 escolas, e as próximas acontecem na cidade do Porto e em Vila Nova de Gaia. Será já nos dias 25 e 26 de outubro, que o autocarro estaciona na Escola Secundária Infante D. Henrique e no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, respectivamente.

A viagem desta sala de aula móvel teve início em Almada com uma paragem que assinalou o Dia Internacional das Raparigas, a 11 de Outubro, durante o evento “Shaping The Digital Future”, no âmbito da 6ª edição do programa Engenheiras por um Dia. Depois das paragens na Escola Secundária Infante D. Henrique e no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, a viagem continuará pelas cidades de Aveiro e Viseu, antes de partir para a região Centro.

Com uma rota que visita vários estabelecimentos escolares de todo o País, o SmartBus tem as portas abertas para receber crianças, pais e professores, com o intuito de contribuir para o aumento da consciencialização sobre o bom uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através das sessões didáticas ministradas no autocarro. Recorrendo à partilha de dicas e conselhos para tirar o máximo partido dos vários dispositivos e plataformas, a Huawei acredita que se evitam riscos e perigos para os mais novos.

As sessões, de caráter formativo e lúdico, são orientadas por professores especializados e têm uma duração de 50 minutos. Durante este tempo, os jovens participam em actividades e jogos interactivos integrados nos dispositivos tecnológicos. Vejamos, por exemplo, a aplicação Detetive Privado, especificamente desenhada para este projecto. Nesta aplicação, é possível ter acesso a noções básicas sobre o uso responsável das redes sociais em termos de privacidade e, ainda, aprender a detectar alguns dos perigos mais frequentemente presentes nestas plataformas.

Diogo Madeira da Silva, Director de Public Affairs & Communication da Huawei Portugal explica que “os jovens são hoje nativos digitais, mas devemos procurar que adotem comportamentos seguros on-line e contribuir para que façam uma utilização segura e consciente da tecnologia”. Daí que, completa, “a educação seja uma das áreas em que realizamos maior investimento, considerando não só as iniciativas de consciencialização dos alunos, mas também de toda a comunidade que envolve o ensino como os professores ou encarregados de educação”.

No conjunto das actividades organizadas no âmbito do SmartBus estão também incluídas iniciativas promovidas por parceiros. São exemplo ações que integram o Mês das Competências Digitais tutelado pelo INCoDe.2030; o Programa Engenheiras Por Um Dia, iniciativa do Governo Português que tem como objetivo destacar as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário; ou, ainda, a promoção da 10.ª edição do Sitestar.PT, evento promovido a nível nacional pela DECO e o .PT que convida jovens entre os 13 e os 18 anos a desenvolver sites em domínio .pt, de forma criativa e original.

Estima-se que este roadshow, com uma duração de quatro semanas, pode chegar até entre 4.000 a 5.000 estudantes de Norte a Sul do País. O roteiro teve início no dia 11 de Outubro em Almada e continuou a sua rota até chegar ao Porto e Vila Nova de Gaia com paragens por Braga, Lisboa, Malveira ou Sintra. Daqui sairá para o Aveiro, Viseu, Covilhã, Arganil, Leiria, e termina no Sul do País, passando por Lagos, Portimão, Albufeira, Faro e Tavira.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.