aguas segura

A Câmara Municipal de Penafiel e a empresa municipal Penafiel Verde lançaram uma campanha de sensibilização de consumo da água da rede pública, nas unidades hoteleiras do concelho de Penafiel. Nesse sentido, apresentou no Dia Mundial da Água, uma garrafa de reutilizável e inclusiva “Água Segura”, que será utilizada nos 54 estabelecimentos que já aderiram à iniciativa.

A apresentação da garrafa “Água Segura”, aconteceu na Casa Valxisto, localizada em Quintandona, Lagares, um dos estabelecimentos que já aderiu à campanha. Com um design próprio e capacidade de 0,75L, a garrafa “Água Segura” vai ser disponibilizada à hotelaria e restauração do concelho de Penafiel com o objetivo de consciencializar a população para a qualidade da água da rede pública para consumo. Esta campanha pretende ainda incentivar ao uso sustentável e responsável da água da torneira, assim como mudar os hábitos de consumo, zelando pela saúde pública, ao mesmo tempo que é uma forma de reduzir o impacto ambiental da água engarrafada de embalagem descartável.

Na sessão, Alexandra Almeida, presidente do Conselho de Administração da Penafiel Verde, destacou a importância da água, assim como para a necessidade de se alertar consciência para a poupança deste recurso que considerou “finito”. Nesse sentido, a empresa municipal lançou uma campanha direcionada para os estabelecimentos de restauração, para a utilização da água da rede pública. “É água de qualidade e segura. Para o termos disponível é preciso todo um processo de captação, de tratamento, de distribuição. E passa por um controle de qualidade muito rigoroso”, garantiu.

Num concelho coberto a 98% pela rede de água, mas ainda com cerca de 30% sem ligação à rede de água pública, a Penafiel Verde – responsável pela captação, tratamento, distribuição – quer “ir além” e “sensibilizar, demonstrar políticas que sejam ambientalmente sustentáveis, mostrar o que de bem se faz no concelho e aproveitarmos todos os players”, garantiu Alexandra Almeida.

E é na prossecução do objetivo da sensibilização que surge esta campanha, depois de outras que a empresa municipal já desenvolveu, no âmbito da sustentabilidade ambiental.

A garrafa “Água Segura” foi concebida pela Maionese Gabinete e para ser acessível a todos. “Queremos mostrar que a nossa água é segura, tem qualidade, é transparente e pode ser servida em qualquer estabelecimento de restauração. Quisemos ainda mostrar que os nossos serviços são inclusivos e que toda a gente pode ter esta informação”, explicou Alexandra Almeida.

Assim, tem um rótulo bilingue – em português e inglês, com inscrição em braille e com um QRCode que dá acesso ao boletim de análises da água. “Para que possamos transmitir a mensagem de que a nossa água é segura”, asseguração da presidente da Penafiel Verde.

Susana Oliveira, vereadora na Câmara Municipal de Penafiel, manifestou a satisfação da autarquia pela iniciativa, “que reflete o trabalho que a Penafiel Verde tem vindo a fazer”, e deixou a certeza de que se todos se envolverem no projeto “ele vai ter um impacto ambiental muito positivo porque vai incentivar a redução da utilização do plástico”.

A iniciativa conta já com a adesão de 54 estabelecimentos, mas a expetativa da Penafiel Verde é que possa ser acolhida por mais unidades hoteleiras e de restauração.

A disponibilização da garrafa é feita de forma gratuita, bastando para isso que os estabelecimentos interessados em aderir à campanha entrem em contacto com a empresa municipal.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.