saneamento

A empresa municipal Penafiel Verde vai expandir e melhorar a rede de saneamento em Penafiel. O investimento, de cerca de três milhões de euros, vai abranger várias freguesias do concelho.

A expansão e melhoria dos sistemas de saneamento de águas residuais no concelho, vai ser realizada através da execução da rede de águas residuais e da aquisição de equipamentos de transporte e tratamento – um projeto desenvolvido no âmbito do plano de investimentos e cofinanciado pelo POSEUR (Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos). O investimento é de cerca de 3 milhões de euros.

O plano de ação caracteriza-se em três partes e tem como objetivo fundamental fornecer um serviço de saneamento com maior qualidade aos penafidelenses. “A primeira parte consiste na execução de saneamento de águas residuais para aglomerados populacionais e respetiva interligação ao sistema em alta. Outra fase é a implementação de soluções de tratamento locais, onde os aglomerados se encontrem em locais com relevo acentuado e distantes geograficamente de equipamentos de tratamento de águas residuais já existentes. Por último, dar uma resposta na coleta de águas residuais, através de meios móveis, provenientes de fossas privadas e efetuar o respetivo tratamento, por forma, a que a sua descarga cause o menor impacto nos recursos hídricos da região – criação de ETAR compacta (freguesia de Canelas) e limpa fossas”, informa a autarquia.

Neste sentido, a Penafiel Verde E.M. já executou várias obras de expansão da rede de saneamento, tendo também outras a decorrer no concelho.

Relativamente às obras de expansão da rede de saneamento já realizadas destacam-se os Lugares de Portela do Monte e Rande (Penafiel); Retorta de Baixo (Guilhufe e Urrô); Regadas (São Mamede de Recesinhos); Rua Velha da Presa (Penafiel); Termas de São Vicente (Rua da Lage, Rua de Jugueiros e Rua Ermida do Areal – 1.ª fase); Irivo (perfurações sob a linha férrea nos apeadeiros de Irivo e Oleiros com ligação à rede de saneamento existente). Já nas obras em curso destacam-se a execução da rede de drenagem de águas residuais nos Lugares de Cursil (Croca), Silvares (Guilhufe e Urrô) e as Ruas da Aldeia e da Tapada (Abragão).

Para além da expansão da rede de saneamento no concelho de Penafiel, pretende-se também que haja um aumento na adesão de mais munícipes ao serviço de águas residuais.

 

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.