DIA DOS AVOS e1532428048400

Mais de 6.000 avós vão juntar-se no Parque da Cidade em Penafiel esta quinta-feira, dia 26 de julho, a partir das 9h00 e durante todo o dia para celebrar com actividades inéditas o Dia dos Avós.
Além do tradicional piquenique que junta avós e netos, música durante todo o dia com dezenas de artistas convidados, os Avós de Penafiel e da região vão ainda contar com algumas surpresas que prometem encantar miúdos e graúdos.
Serão colocados ao serviços dos avós mais de 40 carros para que possam dar uma volta e até recordar, provavelmente, aquele que terá sido o carro da sua vida.
Ainda durante o dia 26 de Julho alguns avós vão transformar-se em “contadores de histórias” e partilhar com os mais novos memórias de antigamente, tradições ou lendas que foram passando de geração em geração, sem esquecer os jogos tradicionais ou a missa campal celebrada pelo novo Bispo do Porto.
Nas comemorações do dia dos avós vai estar ainda presente o Avó mais velho do concelho e quem sabe do país, o Sr. Vitorino Fernandes, rodeado com filhos, netos e bisnetos,  que com a bela idade de 105 anos vai participar na festa e ter direito a partir um bolo com o número de metros correspondente à sua idade ou seja 105 metros de bolo para todos.
O Dia Nacional dos Avós nasceu em Penafiel, pela mão de uma Penafidelense que lutou 17 anos até o seu sonho ser aprovado na Assembleia da República em 2003 depois de ter desenvolvido diversos contactos com inúmeras autoridades nacionais e estrangeiras entre 1986 e 2003, para a importância de se instituir este dia também em Portugal, estando presente o filho da Dª Ana Elisa Couto.
“Celebrar o dia dos avós é um dever e um orgulho, estamos a falar de honrar gerações que nos antecederam e com quem aprendemos muitos dos nossos valores de hoje”, afirmou Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel. “Numa sociedade cada vez mais digital, cada vez mais distante e por vezes impessoal termos a oportunidade de partilharmos olhos nos olhos, experiências de vida é algo do qual não devemos abdicar”, rematou.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *