cinema
Fotografia: Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Penafiel assinalou o Dia Nacional do Cuidador Informal levando os 140 cuidadores informais de Penafiel a assistirem a uma sessão de cinema do filme “Novos Amigos Improváveis”. Estes cuidadores informais fazem parte do projeto Capacitação do Cuidador Informal que nasceu com a parceria entre o ACES Tâmega II Vale de Sousa Sul e a Segurança Social de Penafiel, com o apoio da Câmara Municipal.

“Tendo em conta as circunstâncias resultantes da pandemia que hoje vivemos, torna-se ainda mais importante assinalar o Dia Nacional do Cuidador Informal. Através desta iniciativa queremos enaltecer a importância daqueles que, com ou sem vínculo familiar, prestam assistência a outra pessoa que se encontra numa situação dependente de cuidados”, referiu Daniela Oliveira, Vereadora com o pelouro da Ação Social e da Saúde.

O Município de Penafiel é um dos 30 concelhos do país com o projeto – piloto do estatuto dos Cuidadores Informais, estando até ao momento reconhecidos 140. “Este estatuto foi aprovado no final de 2019 e prevê um subsídio de apoio aos cuidadores, o direito ao descanso e medidas específicas para a carreira contributiva sendo. Com este projeto pretende-se criar um caminho de proximidade e ajuda com todos os cuidadores do concelho de Penafiel”, acrescentou a vereadora.

O trabalho desenvolvido junto dos cuidadores informais é feito através de visitas domiciliárias realizadas pela segurança social e pelo ACES, nas quais são avaliadas as necessidades do cuidador, o seu stress e as carências emocionais, físicas, socias e económicas, a partir das quais é criado um Plano de Intervenção Específico para o Cuidador. “Neste momento as sessões de grupo encontram-se a decorrer na freguesia das Termas de São Vicente nas instalações da Associação para o Desenvolvimento de Termas S. Vicente e em Penafiel nas instalações da Associação de Diabéticos do Vale do Sousa. Estas sessões serão alargadas a todos os cuidadores com Estatuto de Cuidador Informal deferido até à data e a todos os outros que venham a requerer o mesmo”, informou a autarquia.

 

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.