Entre as mais de 500 candidaturas apresentadas para as 7 Maravilhas da Cultura Popular, já se conhecem os 140 finalistas – e Penafiel é um deles. Com os Bailes do Corpo de Deus (Cavalhada), o município está a um passo mais perto de ser um dos sete vencedores.

Em comunicado, a organização das 7 Maravilhas de Portugal, responsável pelo concurso, adiantou que um painel de especialistas composto por sete elementos de cada distrito e região autónoma elegeu sete patrimónios de cada região, 140 finalistas no total.

As finais regionais vão ser transmitidas a partir dos municípios mais pequenos em concurso em direto na RTP1 e RTP Internacional, a partir das quais vão ser escolhidos os 20 vencedores por voto popular.

Vai ainda existir um programa de repescagem, a 16 de agosto, onde os telespetadores podem decidir que oito patrimónios vão voltar à competição entre aqueles que ficaram em segundo lugar nas finais regionais.

Estes 28 concorrentes vão competir em duas semi-finais, a 23 e 30 de agosto, onde apenas metade irá passar. A 5 de setembro serão anunciados os vencedores.