A Rota do Românico estreou, no domingo, o seu mais recente filme promocional, desta vez com o concelho de Penafiel debaixo do holofote, juntamente com o “seu vasto património natural, paisagístico e cultural”.

O vídeo foi além dos monumentos penafidelenses que integram a Rota (o Mosteiro de Paço de Sousa, o Memorial da Ermida, a Igreja de Abragão e o recentemente aberto Centro de Interpretação da Escultura Românica), incluindo também espaços como o Museu Municipal, o centro histórico de Penafiel, o castro de Monte Mozinho, a aldeia de Quintandona, os moinhos de Capela e a Quinta da Aveleda.

“Na gastronomia e doçaria, o filme não esquece algumas das mais reconhecidas especialidades penafidelenses: a lampreia à Bordalesa, o cabrito assado, os beijinhos de amor e as tortas de São Martinho”, refere o comunicado da Rota do Românico.

Na película é ainda abordada a animação cultural, com destaque para a feira de São Martinho, a Noite Branca e as festas do Corpo de Deus.

A produção destes novos filmes é cofinanciada pelo Turismo de Portugal, no âmbito da operação “Capacitação e Valorização Turística da Rota do Românico”, aprovada pelo Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Veja o vídeo promocional de Penafiel: