Natal1

Durante o mês de dezembro, a Associação Empresarial de Penafiel (AEP), Câmara Municipal de Penafiel e Junta de Freguesia de Penafiel vão levar a cabo mais uma iniciativa “Penafiel Cidade Natal”. O objetivo é dinamizar o comércio local, com pontos de atração em toda a cidade.

Baloiços de Natal, Banco de Natal e a Praça Natal são algumas das iniciativas organizadas pela AEP para o mês de dezembro, onde não vai faltar o Pai Natal, instalado na Praça do Município (frente à Câmara Municipal). “Para começar, decidimos apostar numa atração turística sob o olhar do comércio de rua, colocando um Banco de Natal gigante na escadaria do Sameiro como forma de atrair famílias para as suas habituais fotos de Natal”, explicou Nuno Brochado, presidente da AEP, acrescentando que “esta é uma zona que nem sempre é dinamizada, e este ano apostamos numa atração que leve as famílias a percorrer toda a cidade e não apenas a avenida que tem, naturalmente, o maior aglomerado de lojas”.

“Podemos dizer que o passeio em família pode começar no Sameiro e terminar nas compras de Natal nas ruas da cidade onde os nossos empresários têm as melhores opções para as necessidades de cada um”, referiu, dando nota de que quiseram, mais uma vez, “incentivar as pessoas a fazer as compras de Natal no comércio tradicional e todas as atividades que apresentamos para esta época é para atrair mais pessoas ao nosso comércio”.

Além do Banco do Pai Natal, haverá outros pontos de atração com baloiços de Natal, Banco de Natal e a Praça Natal, em frente à Câmara Municipal, “onde o Pai Natal receberá com todo o carinho as crianças que cheguem a Penafiel”. Esta praça vai receber música, teatro e oficinas lúdicas nos feriados e fins de semana até ao dia 24 de dezembro.

Apontando a época natalícia como “uma época de excelência” para o comércio tradicional, a AEP e os seus parceiros – Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Penafiel – aproveitam o momento para “apoiar de forma expressiva os empresários do concelho”, que foram também ele desafiados a decorar as lojas a preceito. Assim, vai ter lugar, mais uma vez, o concurso de montras “A Minha Montra é que é” e serão atribuídos vouchers de desconto em compras superior a 20€, convidando assim os compradores a vir ao comércio local e Penafiel comprar e a ganhar descontos para voltar em 2022. “A dinâmica foi lançada pela primeira vez em 2020, tendo havido feedback muito positivo por parte dos empresários, e por isso, decidimos manter este Natal como forma de incentivo à compra no comércio do concelho de Penafiel. São mais de três dezenas de estabelecimento comerciais por todo o concelho a aderir e a dar descontos para 2022”, concluiu Nuno Brochado.

Além destas iniciativas, durante todo o mês de dezembro, a música natalícia invade as ruas da cidade de Penafiel, que são adornadas com enfeites iluminados. À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, foi colocada uma árvore de Natal gigante, com 25 metros de altura, no Largo da Misericórdia.

No momento que marcou o início das atividades natalícias, com o acender da árvores de Natal, Antonino de Sousa, presidente da autarquia penafidelense afirmou que “esta é uma iniciativa que é extraordinariamente importante numa cidade que tem no comércio tradicional uma das suas principais referências e por isso, anos após ano, procuramos também organizar esta Cidade Natal, para que ela tenha mais encanto, mais atividade, para que haja mais motivo de atração. Todos aqueles que vêm cá, além de encontrarem aquilo que já ca temos o resto do ano, encontram ainda outras atividades e muita animação”.

Para o autarca, importa “manter o ambiente festivo, de alegria, de animação”. É isso que procuramos ter com a iluminação, mas também com os vários recantos, direcionados para os mais jovens, para as crianças, com a casa do Pai Natal e os carrocéis”.

“A nossa cidade vai estar de braços abertos para acolher todos aqueles que nos procurem, para todos aqueles que quiserem encontrar uma cidade mágica, uma cidade de Natal, com lojas de muita qualidade e produtos de excelência”, concluiu.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.